ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A DOENÇA ARTERIAL OBSTRUTIVA PERIFÉRICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Tamires Gomes dos Santos Enfermeira. Residente multiprofissional em Saúde do Idoso da UFTM. Endereço: Granito, 39 Leblon.
  • Fernanda Silva Santos Enfermeira. Mestre em Atenção à Saúde da UFTM.
  • Márcia Tasso Dal Poggetto Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Professora Assistente do Departamento de Enfermagem na Assistência Hospitalar do CGE/UFTM.
  • Fernanda Bonato Zuffi Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da UFTM.

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1549

Resumo

Trata-se de um relato de experiência no cuidado a uma paciente com o diagnóstico médico de doença arterial obstrutiva periférica acompanhada pelo Ambulatório de Feridas, projeto desenvolvido por uma Residência Integrada Multiprofissional em Saúde do interior de Minas Gerais. A paciente necessitou de acompanhamento por apresentar gangrena em pododáctilo 1º, 2° e 3° e úlcera em dorso do pé direito. Foram traçados os diagnósticos de enfermagem, para que fossem estabelecidas as devidas intervenções, sendo os diagnósticos: perfusão tissular periférica ineficaz, mobilidade física prejudicada, risco de infecção e dor aguda. Contudo, evidenciou-se a importância da Sistematização da Assistência de Enfermagem, uma ferramenta essencial para o desempenho de intervenções e de gerenciamento desse cuidado favorecendo a atuação do enfermeiro em uma abordagem integral além de fomentar outras investigações.

Publicado

2016-12-29

Edição

Seção

Relato de Experiência