CONHECIMENTOS E POSICIONAMENTOS DE ADOLESCENTES SOBRE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS ANTES E APÓS UMA AÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v5i2.1560Resumo
Objetivo: analisar o conhecimento dos adolescentes sobre doação e transplante de órgãos antes e após uma ação educativa. Método: pesquisa descritiva, exploratória com abordagem quanti-qualitativa, alicerçada na Pesquisa-Ação. Participaram do estudo 45 adolescentes do ensino médio de uma escola privada de Belém-Pa. Foi aplicado um questionário antes e após uma intervenção educativa, com posterior análise comparativa das respostas. Resultados: a idade variou de 13 a 17 anos, a maioria 26 (57,8%) do gênero feminino, católicos 33 (73,3%). Houve aumento significativo das respostas adequadas, confirmando que a educação em saúde promove o conhecimento e esclarecimento, despertando o interesse pelo assunto e discussão no meio social. Conclusão: a educação em saúde é uma grande aliada na promoção de doação de órgãos e tecidos. Após a ação, houve o aumento nível de conhecimento, diminuição nas dúvidas existentes e mudanças no posicionamento, optando a maioria em ser doador e consentir a doação.
Descritores: Obtenção de tecidos e órgãos; Educação em saúde; Adolescentes.
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