ENFERMAGEM E PESQUISA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA: CONHECIMENTOS E HABILIDADES PARA A PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v9i1.3944

Resumo

Objetivo: identificar os conhecimentos e habilidades de enfermeiros para a prática baseada em evidência e suas práticas de pesquisa. Método: estudo realizado com 41 enfermeiros da Estratégia Saúde da Família, de um município no Sul do Brasil. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário, roteiro de questões auxiliares e grupo focal. Para análise utilizou-se estatística descritiva e análise de conteúdo temática. Resultados: identificou-se que há deficiência na formação acadêmica, para habilidades em pesquisa, bem como uma alta demanda de trabalho que dificulta a busca de evidências. Os enfermeiros consideraram a experiência clínica como o principal balizador de suas ações, além de que, carecem de conhecimentos e habilidades para produzir e utilizar estudos científicos. Conclusão: ainda é um desafio desenvolver a prática baseada em evidência, tencionando reflexões acerca do processo de formação profissional e da ênfase que a pesquisa tem na graduação e nos serviços de saúde.

Biografia do Autor

Luana Roberta Schneider, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Luana Roberta Schneider
Enfermeira
Mestre em Ciências da SaúdeDoutoranda em Ciências da Saúde
Universidade Comunitária da Região de Chapecó - Unochapecó

Rui Pedro Gomes Pereira, Universidade do Minho, Braga - Portugal

Enfermeiro

Doutor em Ciências de Enfermagem

Professor Adjunto / Adjunct Professor

Universidade do Minho / University of Minho

Escola Superior de Enfermagem  / Nursing School

Campus de Gualtar

Braga – PORTUGAL

Lucimare Ferraz, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Enfermeira

Doutora em Saúde Coletiva

Professora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Comunitária da Região de Chapecó

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Publicado

2020-08-07

Edição

Seção

Artigos Originais