ATIVIDADES EDUCATIVAS GRUPAIS SOBRE INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS: PESQUISA CONVERGENTE-ASSISTENCIAL EM UNIDADE DE SAÚDE MENTAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v11i1.5189

Resumo

Objetivo: avaliar o impacto das atividades educativas em saúde sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), na perspectiva da equipe profissional de uma unidade de saúde mental. Método: Pesquisa Convergente-Assistencial, com abordagem qualitativa, desenvolvida com profissionais de uma unidade de saúde mental de um Hospital de Ensino. As fases da pesquisa foram desenvolvidas no período de junho a setembro de 2018 por meio de ações grupais educativas, observação participante e entrevista semiestruturada. Resultados: três categorias temáticas foram desveladas: “Conhecimentos e esclarecimentos acerca das IST’s”, “Ações sobre IST’s: olhar dos profissionais” e “Possibilidades de reflexões e autocuidado frente às IST’s”. Conclusão: o estudo apontou para novas possibilidades participativas de educação em saúde referente às IST’s em ambiente de saúde mental, demonstrando o impacto destas ações para os profissionais, para os pacientes com transtorno mental e para a (re)organização do serviço, bem como na construção coletiva de novas práticas assistenciais e de aprendizados teórico-práticos.

Biografia do Autor

Angelo Ramos Junior, Sistema de Ensino Gaúcho, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Mestre em Enfermagem. Docente do Sistema de Ensino Gaúcho

Rua: Silva Jardim, 2143, apartamento 401, Centro, CEP: 97010-493

Oclaris Lopes Munhoz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Doutorando em Enfermagem, Universidade Federal de Santa Maria

Diego Schaurich, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Enfermeiro. Doutorando em Educação, Universidade Federal de Santa Maria

Cláudia Zamberlan, Universidade Franciscana, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente da Universidade Franciscana

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Publicado

2022-08-04

Edição

Seção

Artigos Originais