QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5838

Resumo

Objetivo: descrever as características da produção científica em enfermagem acerca da qualidade de vida dos indivíduos com feridas crônicas no Brasil. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, do tipo revisão bibliométrica.  A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2020 e março de 2021, por meio de consulta na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os termos utilizados, de forma simultânea, para a busca foram “Feridas Crônicas” e “Qualidade de Vida”.  Resultados: sete artigos apresentavam os critérios de inclusão e foram eleitos para compor a amostra. Esse estudo apontou algumas lacunas na produção de enfermagem acerca da temática escolhida, relacionadas à quantidade de estudos, abordagem metodológica e tamanho da amostra. Uma dificuldade verificada foi a diversidade de instrumentos utilizados para aferir a qualidade de vida. A dor esteve relacionada à baixa qualidade de vida. Conclusão: o plano terapêutico de enfermagem deve considerar a integralidade do paciente.

Descritores: Qualidade de vida; Feridas; Assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

  • Kyonayra Quezia Duarte Brito, Hospital Universitário Alcides Carneiro

    Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é enfermeira assistencial no Hospital Universitário Alcides Carneiro.  Hospital Universitário Alcides Carneiro.

  • Layze Amanda Leal Almeida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

    Diretora Pedagógica do Centro de Educação em Saúde da Paraíba-CESPB. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação- CESPB. Professora Consultora do Núcleo de Saúde da Universidade Paulista-UNIP nas disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Patologia e Prática Clínica e Processos de Cuidar. Graduação em Enfermagem, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Especialista em Urgência e Emergência pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Qualidade em Segurança e Saúde do Paciente, pela FIOCRUZ e Faculdade Nova de Lisboa. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba- UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Doutoranda em Ciências da Saúde pela FCMSCSP. Pesquisadora nas áreas de Humanização da Assistência de Enfermagem, Oncologia, Cuidados Paliativos e empatia relacionada à Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Qualidade de Vida.  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i2.5838. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5838. Acesso em: 16 maio. 2025.