QUALIDADE DE VIDA DE PESSOAS COM FERIDAS CRÔNICAS E A ATUAÇÃO DO ENFERMEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5838

Resumo

Objetivo: descrever as características da produção científica em enfermagem acerca da qualidade de vida dos indivíduos com feridas crônicas no Brasil. Método: trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, do tipo revisão bibliométrica.  A coleta de dados foi realizada entre dezembro de 2020 e março de 2021, por meio de consulta na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os termos utilizados, de forma simultânea, para a busca foram “Feridas Crônicas” e “Qualidade de Vida”.  Resultados: sete artigos apresentavam os critérios de inclusão e foram eleitos para compor a amostra. Esse estudo apontou algumas lacunas na produção de enfermagem acerca da temática escolhida, relacionadas à quantidade de estudos, abordagem metodológica e tamanho da amostra. Uma dificuldade verificada foi a diversidade de instrumentos utilizados para aferir a qualidade de vida. A dor esteve relacionada à baixa qualidade de vida. Conclusão: o plano terapêutico de enfermagem deve considerar a integralidade do paciente.

Descritores: Qualidade de vida; Feridas; Assistência de enfermagem.

Biografia do Autor

Kyonayra Quezia Duarte Brito, Hospital Universitário Alcides Carneiro

Enfermeira pela Universidade Estadual da Paraíba, Mestrado em Saúde Pública pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é enfermeira assistencial no Hospital Universitário Alcides Carneiro.  Hospital Universitário Alcides Carneiro.

Layze Amanda Leal Almeida, Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Diretora Pedagógica do Centro de Educação em Saúde da Paraíba-CESPB. Coordenadora dos cursos de Pós-Graduação- CESPB. Professora Consultora do Núcleo de Saúde da Universidade Paulista-UNIP nas disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Imunologia, Patologia e Prática Clínica e Processos de Cuidar. Graduação em Enfermagem, Bacharelado e Licenciatura, pela Universidade Estadual da Paraíba- UEPB. Especialista em Urgência e Emergência pelas Faculdades Integradas de Patos (FIP). Especialista em Qualidade em Segurança e Saúde do Paciente, pela FIOCRUZ e Faculdade Nova de Lisboa. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal da Paraíba- UFCG. Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande-UFCG. Doutoranda em Ciências da Saúde pela FCMSCSP. Pesquisadora nas áreas de Humanização da Assistência de Enfermagem, Oncologia, Cuidados Paliativos e empatia relacionada à Saúde do Trabalhador, Saúde Mental, Saúde da Mulher e Qualidade de Vida.  Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais