A COMUNICAÇÃO EFETIVA NO ALCANCE DE PRÁTICAS SEGURAS: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5153

Resumo

Objetivo: Analisar as ações realizadas e os desafios da equipe de enfermagem para alcançar a meta de segurança de comunicação efetiva em um centro cirúrgico de um hospital de ensino. Método: Estudo de caso com abordagem qualitativa, realizado com a equipe de enfermagem nos meses de janeiro e fevereiro de 2019. A coleta de dados ocorreu através de entrevistas com roteiro semiestruturado, tendo sido submetidas a análise de conteúdo. Resultados: Evidenciaram-se três categorias temáticas:  Comunicação na concepção da equipe de enfermagem: importância e instrumentos utilizados; Comunicação efetiva: desafios vivenciados e repercussões na assistência de enfermagem; Benefícios da comunicação entre profissional de saúde e paciente: construindo vínculo e confiança. Conclusões: Foram identificados alguns desafios como ausência de reuniões, falta de escuta qualificada e sobrecarga de trabalho, os quais podem favorecer a ocorrência de erros, interferindo, na segurança do paciente. Urge a necessidade de sistematizar o processo de comunicação no local pesquisado.

Biografia do Autor

Juliana de Viana Rodrigues Castro, Universidade Federal de Viçosa, MG

Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa -Viçosa, MG.

Marilane de Oliveira Fani Amaro, Universidade Federal de Viçosa, MG

Enfermeira. Doutora em Biologia Celular e Estrutural. Professora adjunta IV do curso de Enfermagem do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG. Área de atuação: Gerência em enfermagem

Érica Toledo Mendonça, Universidade Federal de Viçosa, MG

Enfermeira. Doutora em Ciência da Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa, Brasil. Professora adjunta III do curso de Enfermagem do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG. Área de atuação: Saúde do adulto.

Andréia Guerra Siman, Universidade Federal de Viçosa, MG

Enfermeira. Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da UFMG. Professora adjunta II do curso de Enfermagem do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG. Área de atuação: Gerência em enfermagem

Fernando Pacheco Zanelli, Universidade Federal de Viçosa, MG

Discente do curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa -Viçosa, MG.

Camilo Amaro de Carvalho, Universidade Federal de Viçosa, MG

Farmacêutico. Doutor em Biologia Celular e Estrutural. Professor adjunto II do curso de Medicina do Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, MG. Área de atuação: Laboratório Aplicado a Clínica.

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Publicado

2023-03-31

Edição

Seção

Artigos Originais