TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: EDUCAÇÃO EM SAÚDE E EDUCAÇÃO PERMANENTE VOLTADAS À COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.5909

Resumo

Objetivo:  relatar a experiência de um Programa de Extensão no desenvolvimento de ações de Educação em Saúde e Educação Permanente em Saúde voltadas à COVID-19, utilizando Tecnologias da Informação e Comunicação. Método: relato de experiência de docentes, discentes de graduação e pós-graduação acerca do desenvolvimento de um Programa de  Extensão de uma Instituição de Ensino Superior pública localizada no Rio Grande do Sul. Resultados:  foram produzidos e compartilhados nas plataformas digitais seis Produtos Técnicos e Tecnológicos audiovisuais, sendo que quatro abordaram medidas e orientações de educação em saúde e dois orientações para a Rede de Atenção Primária à Saúde de diferentes municípios. Ainda, foram elaborados e implementados dois infográficos destinados aos profissionais das Unidades de Atenção Primária à Saúde de Santa Maria. Considerações finais: o programa possibilitou articular ensino, pesquisa e extensão, contribuindo para a difusão do conhecimento como veículo de transformação social frente à pandemia da COVID-19.

Descritores: COVID-19; Educação em Saúde; Educação Continuada; Enfermagem; Tecnologia da Informação.

Biografia do Autor

Anna Karoline Vargas da Costa, Universidade de Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista de extensão.  Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Endereço: Rua Venâncio Aires, 2027, Passo D'areia, CEP: 9702020, Santa Maria - RS.

Karem Azevedo da Silva, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista voluntária de extensão.  Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Gisele Miollo, Universidade Federal de Santa Maria

Acadêmica do curso de enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria, bolsista de extensão.  Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Maria Denise Schimith, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Pós-doutora pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Professora adjunta do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria. Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Gabriela Oliveira, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf UFSM). Doutoranda do PPGEnf UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Daiana Cristina Wickert, Universidade Federal de Santa Maria

Enfermeira. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf UFSM). Professora substituta do Departamento de Enfermagem da UFSM. Santa Maria, Rio Grande do Sul – Brasil.

Amanda de Lemos Mello, Gerente de Atenção Primária à Saúde na Prefeitura de Jaraguá do Sul

Enfermeira.  Mestre e Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Maria (PPGEnf UFSM). Gerente de Atenção Primária à Saúde na Prefeitura de Jaraguá do Sul. Docente do Curso de Enfermagem do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). Jaraguá do Sul, Santa Catarina– Brasil.

Publicado

2024-04-03

Edição

Seção

Relato de Experiência