CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE HANSENÍASE APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5952

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de adolescentes sobre a hanseníase. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental, com um componente avaliativo do conhecimento de adolescentes, antes e após a aplicação de uma oficina educativa sobre hanseníase com 53 adolescentes de 10 a 14 anos. Resultados: Observou-se aumento no percentual do conhecimento ótimo imediatamente após a intervenção (p<0,01), mantendo-se no pós-teste tardio (p=0,24). A mediana da quantidade de acertos foi estatisticamente diferente entre o pré e pós-teste imediato (p<0,01) e foi estatisticamente igual entre o pós-teste imediato e tardio (p=0,11). Verificou-se aumento no número de acertos em todos os itens do instrumento após a intervenção (p<0,01). Conclusão: Conclui-se que houve melhora no conhecimento dos adolescentes entre o pré e o pós-teste imediato. Ainda, o conhecimento manteve-se estatisticamente similar entre o pós-teste imediato e tardio, sugerindo um efeito positivo da intervenção tanto imediatamente, quanto tardiamente.

Biografia do Autor

  • Mariani Midding Ferraes , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Maysa Bertollo de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso

  • Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutorado em andamento e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil. 

  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso e atua como pesquisadora associada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

  • Juliano Bortolini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE HANSENÍASE APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 12, n. 2, 2023. DOI: 10.18554/reas.v12i2.5952. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5952. Acesso em: 13 maio. 2025.