CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE HANSENÍASE APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5952Resumo
Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de adolescentes sobre a hanseníase. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental, com um componente avaliativo do conhecimento de adolescentes, antes e após a aplicação de uma oficina educativa sobre hanseníase com 53 adolescentes de 10 a 14 anos. Resultados: Observou-se aumento no percentual do conhecimento ótimo imediatamente após a intervenção (p<0,01), mantendo-se no pós-teste tardio (p=0,24). A mediana da quantidade de acertos foi estatisticamente diferente entre o pré e pós-teste imediato (p<0,01) e foi estatisticamente igual entre o pós-teste imediato e tardio (p=0,11). Verificou-se aumento no número de acertos em todos os itens do instrumento após a intervenção (p<0,01). Conclusão: Conclui-se que houve melhora no conhecimento dos adolescentes entre o pré e o pós-teste imediato. Ainda, o conhecimento manteve-se estatisticamente similar entre o pós-teste imediato e tardio, sugerindo um efeito positivo da intervenção tanto imediatamente, quanto tardiamente.
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