CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE HANSENÍASE APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5952

Resumo

Objetivo: Avaliar o efeito de uma intervenção educativa no conhecimento de adolescentes sobre a hanseníase. Métodos: Trata-se de um estudo quase-experimental, com um componente avaliativo do conhecimento de adolescentes, antes e após a aplicação de uma oficina educativa sobre hanseníase com 53 adolescentes de 10 a 14 anos. Resultados: Observou-se aumento no percentual do conhecimento ótimo imediatamente após a intervenção (p<0,01), mantendo-se no pós-teste tardio (p=0,24). A mediana da quantidade de acertos foi estatisticamente diferente entre o pré e pós-teste imediato (p<0,01) e foi estatisticamente igual entre o pós-teste imediato e tardio (p=0,11). Verificou-se aumento no número de acertos em todos os itens do instrumento após a intervenção (p<0,01). Conclusão: Conclui-se que houve melhora no conhecimento dos adolescentes entre o pré e o pós-teste imediato. Ainda, o conhecimento manteve-se estatisticamente similar entre o pós-teste imediato e tardio, sugerindo um efeito positivo da intervenção tanto imediatamente, quanto tardiamente.

Biografia do Autor

  • Mariani Midding Ferraes , UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso.

  • Maysa Bertollo de Araújo, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso

  • Bruna Hinnah Borges Martins de Freitas, Universidade Federal de Mato Grosso

    Doutorado em andamento e Mestrado em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil. 

  • Maria Aparecida Munhoz Gaíva, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutorado em Enfermagem em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora aposentada da Universidade Federal de Mato Grosso e atua como pesquisadora associada no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem.

  • Juliano Bortolini, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO

    Doutorado em Estatística e Experimentação Agropecuária pela Universidade Federal de Lavras. Professor Adjunto da Universidade Federal de Mato Grosso , Brasil.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Midding Ferraes M, Bertollo de Araújo M, Hinnah Borges Martins de Freitas B, Munhoz Gaíva MA, Bortolini J. CONHECIMENTO DE ADOLESCENTES SOBRE HANSENÍASE APÓS INTERVENÇÃO EDUCATIVA. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 31º de julho de 2023 [citado 4º de fevereiro de 2026];12(2). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/5952