AÇÕES EDUCATIVAS NA MELHORIA DA COMUNICAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS DE SAÚDE: REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i3.5995

Resumo

Objetivo: Mapear as ações educativas para a melhoria na comunicação entre profissionais de saúde. Método: Revisão integrativa entre junho e agosto de 2021. Incluídos artigos com texto completo, publicados entre 2016 e 2021, em português, inglês e espanhol. Excluídos resumos, editoriais, dissertações, teses e artigos que não incluíram a temática selecionada. Utilizou-se as bases de dados: BVS, LILACS, PubMed e Scielo, através dos descritores “Sistemas de comunicação no hospital”, “Educação”, “Pessoal de saúde”. associados através dos operadores booleanos “AND” ou “OR”.  Os artigos foram organizados e analisados por similaridade de conteúdo. Resultados: Foram analisados 2 artigos e identificou-se duas categorias: “Simulação e desenvolvimento de habilidade de comunicação interdisciplinar” e “Desenvolvimento de programa eletrônico envolvendo a comunicação entre profissionais de saúde”. Conclusão: Observou-se escassez de pesquisas relacionadas à temática. Sugere-se que novas investigações sejam realizadas no que diz respeito à comunicação entre profissionais.

Biografia do Autor

Luana Ferreira de Almeida, Universidade do estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Educação em Ciências e Saúde

Beatriz Albuquerque Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. 

Vanessa Galdino de Paula, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem e Biociências

Fernanda de Souza Ignácio Gonçalves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Especialista em Terapia Intensiva

Helena Ferraz Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Enfermagem

Ellen Márcia Peres, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Enfermeira. Doutora em Saúde Coletiva

Publicado

2023-08-08

Edição

Seção

Revisão Integrativa