PERFIL GINECOLÓGICO E OBSTÉTRICO DE USUÁRIAS QUE REALIZAM O EXAME PAPANICOLAU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v12i2.5998

Resumo

Objetivo: identificar o perfil ginecológico e obstétrico de mulheres que realizam o exame Papanicolau em uma população do Nordeste, Brasil. Métodos: estudo descritivo com abordagem quantitativa, composta por 724 mulheres que compareceram as unidades básicas de saúde, entre 2014 e 2018, para realizarem o exame Papanicolau. Resultados: Quanto a idade, a faixa etária predominante foi maior ou igual a 48 anos, possuíam o ensino fundamental incompleto e eram casadas. Tiveram sua sexarca entre 16 e 18 anos, um parceiro sexual, negaram sentir dor ou outro problema durante a relação e negaram estar na menopausa e 12,2% das mulheres relataram ter tido IST. Conclusão: conhecer o perfil desta população é de suma importância para identificação das principais vulnerabilidades do grupo, de modo que as estratégias de promoção, proteção e recuperação da saúde sejam condizentes com a realidade vivenciada por essas mulheres.

Biografia do Autor

Karol Fireman de Farias , Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO), ponto focal UFPE, Área Biotecnologia em Saúde. Mestra em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do ICBS-UFAL. Especialização em Saúde Coletiva pela Universidade Gama Filho. Especialização em Processos Educacionais na Saúde, com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa (IEP). Graduada em Enfermagem Bacharelado (CESMAC/FEJAL) e Química Licenciatura plena (UNEAL). Professora com dedicação exclusiva da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Atualmente participa disciplinas do horário da manhã (7hs30min as 12hs30min) como ministrante, segundo oferta do semestre: Saúde do Adulto I (180 horas), Saúde do Adulto II (180 horas), Saúde mental (160 horas) e Saúde do Idoso ( 120 horas). Professora desde 2019 no Programa de Pós-graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFINIT), é uma das ministrantes das disciplinas Prospecção Tecnológica (45 horas) e Propriedade Intelectual e suas vertentes em Biotecnologia Fármacos e Saúde (45 horas). Coordenadora da Liga Acadêmica Multiprofissional em Urgência e Emergência (LAMUE) desde 2014, registrada no Comitê Brasileiro das Ligas do Trauma (CoBralT) desde 2016. Atual coordenadora estadual do TELESSAÚDE RUTE - SIG Alta complexidade. Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa Epidemiológica (GIPE-AL) - UFAL de 2010 a 2018. Vice-coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LABMEG) - Atua de segunda a sexta das 13hs as 17hs no LABMEG. Coordenadora do Laboratório de Inovação e Biotecnologia em Saúde - LABIBIOS (laboratório-de-biotecnologia-em-saude.webnode.com/). Coordenadora do projeto de inovação tecnológica- PIBITI ciclo 2019-2020. Coordenadora do projeto de extensão ciclo 2019-2010. Atualmente desenvolve pesquisas relacionadas a "Ensaio Clínico", revisão sistemática, "Biotecnologia em saúde", revisões patentarias, desenvolvimento de aplicativos móveis para a saúde, saúde do trabalhador rural, câncer de colo do útero, Infecções sexualmente transmissíveis, diagnósticos e intervenções de enfermagem, comorbidades psiquiátricas, biomarcadores imunológicos e genéticos, urgência e emergências, fitoterápicos e plantas medicinais, histopatologia, tecnologias educacionais e educação a distância, Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação, desenvolvimento de tecnologias inovadoras em saúde e softwares, escrita de patentes e modelos de utilidade.

Marcela Laís Souza Ferreira Gomes

Graduada em Enfermagem Bacharelado pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Campus Arapiraca. Atualmente, colaborador na Liga Acadêmica Multiprofissional de Saúde Materno-Infantil (LAMSMI-UFAL). Atuou como bolsista do Projeto de Extensão PIBIP-AÇÃO: Ações Integradas em Saúde do Adulto: com foco em vigilância em saúde e doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). Participou do projeto de extensão Nascendo com Amor: Capacitando acompanhantes para o processo do parto e nascimento, pela UFAL, Campus Arapiraca, na função de aluno extensionista. Integrou o PET-Saúde - Vigilância em Saúde pela UFAL, Campus Arapiraca, na função de colaborador no período de 2013 a 2015. Foi monitora das disciplinas de Saúde da Criança I, Saúde do Adulto I e Saúde do Adulto II.

Denise Macêdo da Silva , Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões

Mestrado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (área de concentração: Epidemiologia e Etiopatogenia das Doenças Humanas) da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca). Membro do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LABMEG/UFAL) e Laboratório de Inovação e Tecnologia em Saúde (LIT/UFAL). Membro do Grupo de pesquisa Biomarcadores e monitoramento em saúde (BMS).

Edilson Leite de Moura , Universidade Federal de Alagoas, Campus A. C. Simões

 Biólogo formado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL. Mestre em Ciências da Saúde pelo Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões). Especialista em Bioquímica e Biologia Molecular. Membro do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica - LABMEG - UFAL(campus Arapiraca). Atua no desenvolvimento de estudos epidemiológicos relacionados a doenças infecciosas, com ênfase em genética de populações, atuando principalmente na análise de polimorfismos genéticos em genes do sistema imunológico e análise de citocinas na Dengue, Papilomavirus humano (HPV) e câncer cervical. Atualmente é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS), atuando na linha de pesquisa Epidemiologia Clínica e Molecular.

Adriely Ferreira da Silva , Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL /Campus Arapiraca. foi integrante do Projeto de Extensão Projeto PET-Saúde Gradua SUS e estagiária no Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LABMEG - UFAL).

Cristiane Araújo Nascimento , Universidade Federal de Algoas, Campus Arapiraca

Doutora em Biotecnologia em Saúde pela Rede Nordeste de Biotecnologia - RENORBIO. Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde do ICBS-UFAL - Universidade Federal de Alagoas; Especialização em Docência do Ensino Superior pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL); Especialização em Enfermagem Obstétrica pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL); Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professora Adjunta II das disciplinas: Intervenção e Gerenciamento de Enfermagem em Saúde da Mulher I e II e Embriologia Humana na Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca. Linhas de Pesquisa: Saúde da Mulher, Saúde do Trabalhador e Desenvolvimento de Software para a área da saúde com o grupo de pesquisa Biotecnologia em Saúde: Inovação em Órteses e Próteses, Disgnóstico e Tratamento para Pacientes com Doenças Vasculares e Afins. Desenvolvimento de Ferramentas de Bioinformática para Telemedicina.

Aline Cristine Pereira e Silva , Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Biologia Licenciatura pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca (2010), Mestrado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2013). Doutorado em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Alagoas (2017). Docente substituta da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca/Penedo. Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Biologia Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: cronobiologia humana, associação de variantes genéticas com preferência diurna e transtornos do humor; investigação de potenciais moduladores genéticos dos ritmos circadianos; relação entre preferência diurna, transtornos do humor, comportamento, sono e jetlag social.

Danyelly Bruneska Gondim Martins, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Católica de Pernambuco (1997), mestrado em Genética pelo Centro de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2000) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pelo Centro de Ciências Biológicas da UFPE (2004). Fez pós-doc em Vacinas de DNA pela Universidade de São Paulo e atualmente é Professora Associada I do Departamento de Bioquímica da UFPE. Atua como pesquisadora do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA/UFPE) coordenando o setor de Prospecção Molecular, que desenvolve projetos voltados à busca de marcadores moleculares para o diagnóstico e terapêutica no Câncer e nas Doenças Infecciosas, desenvolvendo trabalhos de Biologia Computacional e Análises experimentais.

Elaine Virgínia Martins de Souza Figueiredo

Doutora em Biotecnologia pela Rede Nordeste de Biotecnologia (RENORBIO) - UFPE. Mestra em Bioquímica e Fisiologia (UFPE). Graduação em Biomedicina e Farmácia (UFPE). Docente da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) - Campus Arapiraca ministrando as disciplinas: Farmacologia e Bioquímica. Atualmente é coordenadora do Laboratório de Biologia Molecular e Expressão Gênica (LABMEG). Docente do quadro permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde (área de concentração: Epidemiologia e Etiopatogenia das Doenças Humanas) do Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde (ICBS) da Universidade Federal de Alagoas (Campus A. C. Simões). Coordena o Grupo de pesquisa do CNPQ intitulado Biomarcadores e monitoramento em saúde (BMS). Atualmente desenvolve pesquisas com enfoque em: adesão medicamentosa, identificação de biomarcadores imunológicos e genéticos em doenças infecciosas (Coronavirus, Dengue, Mayaro, Zika vírus, Chikungunya, HPV), distúrbios psiquiátricos e uso de substâncias psicoativas.

José Luiz de Lima Filho , Universidade Federal de Pernmabuco. Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA)

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (1983) e doutorado em Bioquímica e Microbiologia ? University of St Andrews (1987). Possui experiência em microbiologia e desenvolvimento de biossensores para diagnóstico clínico e ambiental, na Alemanha (GBF - Gesellschaft für Biotechnologische Forschung, hoje ? Helmholtz ? Centre for Infection Research), Japão (Tokyo Institute of Tehcnology) e nos Estados Unidos (NIST? National Institute of Standards and Technology). Consultor da FAPERJ, FACEPE, FAPEMIG, FINEP, CAPES, MCTI, FIOCRUZ, FAPEMA, CNPq e AMED (Japan Agency for Medical Research and Development. Membro do corpo editorial das revistas World Jornal of Microbiology and Biotechnology, FITOS, Journal of Applied Oral Science, além de ser referee da Analytica Chimica Acta, Food Science, Brazilian Journal of Microbiology, Materials Science & Engineering, International Journal of the Physical Sciences, African Journal of Food Science, Human Immunology, Process Biochemistry, Biosensor Letters, Scientific Research and Essays, Polymer International, Enzyme Research, Bioresource Tecchnology e Hypertension (Nature). Foi membro da CTNBIO por várias vezes, possui experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Industrial e de Fermentação, na área de instrumentação e processos biológicos, e nas áreas estudos moleculares de doenças metabólicas incluindo o câncer, utilizando biossensores entre outras formas de diagnóstico moleculares. Atualmente (2021) é professor titular do Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Pernambuco, diretor científico do Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami ? LIKA da Universidade Federal de Pernambuco desde 2000, já formou mais de 100 mestres e doutores e já publicou mais de 280 trabalhos científicos, em mais de 95% em jornais internacionais, possui mais de 20 pedidos de patentes, e duas já concedidas. Em 2010 foi agraciado com a Ordem Nacional do Mérito Científico (ONMC) na Classe GRÃ-CRUZ, em 2018 foi aprovado como membro da Academia Pernambucana de Medicina e da Academia Pernambucana de Ciência.

Publicado

2023-07-31

Edição

Seção

Artigos Originais