PERSPECTIVAS DE ESTUDANTES DE ENFERMAGEM SOBRE O ENSINO REMOTO NO CONTEXTO DA COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i2.6807

Resumo

Objetivo: analisar as percepções do ensino remoto no contexto da COVID-19 sob a óptica de graduandos em Enfermagem. Método: estudo de abordagem qualitativa e exploratória, realizado entre os anos 2021 e 2022 com 11 discentes do Curso Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Pernambuco. Resultados: as entrevistas resultaram em quatro categorias: Percepções acerca do ensino remoto; Utilização das plataformas digitais durante o ensino remoto; Percepções dos discentes inerentes às aulas ministradas pelos docentes durante o ensino remoto; e Prospecções futuristas para o ensino remoto. Conclusão: a partir da análise das perspectivas de estudantes de Enfermagem sobre o ensino remoto no contexto da COVID-19, percebeu-se que o ensino remoto emergencial levou a repercussões positivas e negativas, bem como que houve um déficit no processo ensino-aprendizagem.

Descritores: Covid-19; Educação em Enfermagem; Estudantes de Enfermagem; Pandemias.  

 

Biografia do Autor

Ryanne Carolynne Marques Gomes Mendes, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestre e Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente da  Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Pernambuco, PE, Brasil.

Thaís Araújo da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Enfermeira. Mestre em Ciências pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo e Doutora em Ciências da Saúde pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. Docente da  Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Pernambuco, PE, Brasil.

Nayhara Rayanna Gomes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Pernambuco, PE, Brasil.

Ruth Silva dos Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco. Centro de Ciências da Saúde. Departamento de Enfermagem. Pernambuco, PE, Brasil.

Publicado

2024-09-10

Edição

Seção

Artigos Originais