PAPAÍNA COM CREME DE UREIA EM LESÕES POR PRESSÃO: ESTUDO DE SÉRIE DE CASOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.6950

Resumo

Objetivo: avaliar a ação da papaína associada ao creme de ureia 10% no reparo tecidual em pacientes com lesão por pressão. Método: Estudo de série de casos de nove pacientes selecionados. Resultados: da totalidade de participantes identificou-se a presença de nove lesões, cujas características variaram entre os estágios 2, 3 e 4. O uso da papaína melhorou exsudato, reduziu o tamanho das lesões, melhorou o tecido no leito, evoluindo para granulação, reduzindo a necrose. Conclusão: A papaína é um tratamento promissor como cobertura de lesões por pressão. Contribuições para a prática: a utilização da papaína associada ao creme de ureia torna-se vantajosa devido a sua efetividade.

Biografia do Autor

Taynara Ola dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Enfermeira. Especialista em Enfermagem Clínica pela Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

João Victor Lima da Silva, Universidade federal fluminense - UFF

Enfermeiro. Mestrando do Programa Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde (PACCS) da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (UFF).

Ronilson Gonçalves Rocha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Professor adjunto da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino.

Luciana Guimarães Assad, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora associada da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Carolina Cabral Pereira da Costa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Professora adjunta da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Bruna Maiara Ferreira Barreto Pires, Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (Eeaac) da Universidade Federal Fluminense (UFF)

Enfermeira. Profa. Dra. da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa (Eeaac) da Universidade Federal Fluminense (UFF). Vice-coordenadora do curso de graduação de enfermagem da UFF.

Publicado

2024-02-01

Edição

Seção

Artigos Originais