Percepção de Enfermeiros sobre a assistência prestada às pessoas com lesão por pressão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7286

Resumo

O objetivo do estudo foi compreender a percepção de enfermeiros sobre a assistência prestada às pessoas com lesão por pressão na Atenção Primária a Saúde. Trata-se de estudo descritivo, exploratório e com abordagem qualitativa. O estudo foi realizado nos territórios com cobertura da Estratégia de Saúde da Família de um município do interior do estado de Mato Grosso, Brasil. A coleta de dados ocorreu nos meses de janeiro a fevereiro de 2023. Os dados foram transcritos na íntegra e analisados por meio da técnica de análise de conteúdo a luz da temática proposta por Bardin, emergindo um corpus de três categorias. Diante dos achados, ficou evidente que fornecem as principais orientações sobre a prevenção da Lesão por Pressão, demonstraram conhecimento superficial sobre a temática. Como dificuldades na prestação da assistência, relataram a ausência de protocolo do município, área de grande abrangência e falta ou quantidade insuficiente de insumos.

Biografia do Autor

  • Ana Vanessa Oliveira Conceição, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT, MT, BRASIL.

    Enfermeira, graduada pela Universidade do Estado de Mato Grosso-UNEMAT, MT, Brasil. 

  • Joely Maria de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso-Unemat, Campus de Tangará da Serra.

    Graduada em Enfermagem pela Universidade Estadual do Mato Grosso - UNEMAT, Mestra em Saúde Coletiva pela Universidade Federal do Estado de Mato Grosso (UFMT), Brasil.

  • Juliana Benevenuto Reis, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT, MT, BRASIL.

    Enfermeira. Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo - USP. Docente Assistente III da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT); Coordenadora da Liga Acadêmica de Enfermagem Oncológica - Laeo (UNEMAT). 

  • Vagner Ferreira do Nascimento, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT, MT, BRASIL.

    Enfermeiro e Obstetra. Doutor em Bioética - CUSC/SP (2018). Pós-Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Universidade de São Paulo - EERP/USP (2022). Docente Adjunto IV da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Coordenador de preceptoria do curso de Enfermagem Intercultural Indígena. Membro do Internacional Forum of Teachers (IFT) de Bioethics (UNESCO). Coordenador (2019-2022) e Membro do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP/UNEMAT (2016-Atual). Editor-Chefe da Journal Health NPEPS (ISSN 2526-1010). 

  • Grasiele Cristina Lucietto, UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO-UNEMAT, MT, BRASIL.

    Enfermeira. Doutora pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem Psiquiátrica, da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto/Universidade de São Paulo - USP. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, campus Tangará da Serra. 

Publicado

2025-07-08

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepção de Enfermeiros sobre a assistência prestada às pessoas com lesão por pressão. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7286. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7286. Acesso em: 28 ago. 2025.