Percepções de mulheres que buscaram o parto domiciliar planejado acerca do ritual chá de bênçãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7439

Resumo

RESUMO

Objetivo: discutir as percepções de mulheres que buscaram o parto domiciliar planejado acerca do ritual chá de bênçãos. Método: estudo descritivo, transversal e de abordagem qualitativa, realizado por meio de entrevista semiestruturada com oito mães que realizaram o chá de bênçãos com a equipe de parto domiciliar planejado em Recife/PE, Brasil. A coleta de dados ocorreu entre fevereiro e março de 2023. A análise de dados contou com o auxílio do software IRAMUTEQ e empregou-se a análise de Classificação Hierárquica Descendente. Resultados: o ritual chá de bênçãos fortaleceu as interconexões espirituais entre gestante, bebê e rede de apoio, promovendo vinculação emocional e preparo para o parto. Além disso, relataram redução de ansiedade e medo, associando o ritual a práticas integrativas como aromaterapia e massagem. Também houve percepção empírica de indução do trabalho de parto. A procura pelo parto domiciliar planejado surgiu como resposta a experiências traumáticas de violência obstétrica, destacando a importância da autonomia, do cuidado respeitoso e da espiritualidade no ciclo gravídico-puerperal. Conclusão: o ritual chá de bênçãos contribuiu para que as participantes tivessem maior preparação emocional e espiritual para o trabalho de parto e nascimento.

Descritores: Parto Domiciliar; Comportamento Ritualístico; Pesquisa Qualitativa; Enfermagem

Biografia do Autor

  • Rita de Cássia Santos do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de  Santo Antão, Pernambuco/PE, Brasil. 

    Graduanda em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de 
    Santo, Pernambuco/PE, Brasil. 
    http://lattes.cnpq.br/4511486617723522 

  • Isabella Joyce Silva de Almeida Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de  Santo Antão, Pernambuco/PE, Brasil. 

    Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de 
    Santo Antão, Pernambuco, Brasil. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de 
    Pernambuco (UPE). Professora adjunta do departamento de enfermagem da UPE, campus 
    Petrolina, Pernambuco/PE, Brasil.  
    http://lattes.cnpq.br/9456120828208810 
     

  • José Flávio de Lima Castro, Universidade Federal de Pernambuco, Campus Vitória de  Santo Antão, Pernambuco/PE, Brasil. 

    Graduação em Enfermagem pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Pernambuco/PE, Brasil. Doutorado em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco. Professor adjunto do núcleo de enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco, campus Vitória de Santo Antão, Pernambuco/PE, 
    Brasil.  
    http://lattes.cnpq.br/0821971269131031.  


Publicado

2025-08-07

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Percepções de mulheres que buscaram o parto domiciliar planejado acerca do ritual chá de bênçãos. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7439. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7439. Acesso em: 5 dez. 2025.