Ansiedade, Depressão e estresse em gestantes de alto risco internadas

AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7961

Resumo

Objetivo: conhecer os níveis de estresse, ansiedade e depressão de gestantes de alto risco internadas em uma obstetrícia referência na região Sul do Brasil. Métodos: Estudo com delineamento transversal, na forma piloto, que avaliou sofrimentos psíquicos com o uso da escala breve de depressão, ansiedade e estresse (DASS-21) em gestantes hospitalizadas com alteração pressórica. Resultados: A amostra foi de 24 gestantes, identificou-se o aparecimento das alterações em 87,5% destas mulheres, sendo que ansiedade e estresse apresentaram níveis mais elevados dentro dos graus moderado a extremamente severo e apenas 12,5% das gestantes não apresentam nenhuma alteração psíquica. Conclusão: Foi possível conhecer os níveis de sofrimento psíquico materno. Desta forma, compreende-se que o estudo traz um alerta acerca da saúde mental de gestantes internadas com alteração pressórica, e sobre a importância de planejar intervenções a fim de prevenir e amenizar os impactos dos sofrimentos psíquicos a curto e longo prazos.

Descritores: Saúde Mental; Gravidez de Alto Risco; Hipertensão; Saúde da Mulher.

Biografia do Autor

  • Alessandra Pereira de Souza , Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Acadêmica do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), Pelotas, RS, Brasil

  • Vitória Peres Treptow, Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Rio Grande/RS, Brasil.

    Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Residente Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG).

  • Daniel Vianna Pereira , Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-graduado em Educação Física Escolar pela Faculdade Iguaçu.

  • Lidiane Pozza Costa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pós-Graduação em Preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio-Libanês. Atualmente é profissional de Educação Física no HE da Universidade Federal de Pelotas (EBSERH).

  • Luciane Higa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Enfermeira com especialização em Pesquisa Clínica. Exerce o cargo de Enfermeira - Educação em Enfermagem e Pesquisa no HE-UFPEL e atua como Coordenadora de Estudos e assuntos regulatórios no Centro de Pesquisa Clínica do HE-UFPEL

  • Marcelo Zanusso Costa, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Possui Licenciatura Plena em Educação Física (UFPel). Especialização em Atividade Física Adaptada e Saúde (UGF) e Mestrado em Bioquímica e Bioprospecção (UFPel). Pós Graduado em Preceptoria em Saúde (UFRN). Pós Graduado em Fisiologia do Exercício (Uninter). Atualmente é Profissional de Educação Física no Hospital Escola da UFPel/EBSERH.

  • José Antonio Bicca Ribeiro, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Doutor em Educação Física. Bolsista de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel), Pelotas, RS, Brasil.

    Endereço para correspondência: 

    Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia (ESEF/UFPel), Rua Luiz de Camões, 625 – Bairro Tablada, Pelotas - RS, Brasil, CEP: 96055-630

  • Fernanda de Souza Teixeira, Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Pelotas/RS, Brasil

    Doutorado em Ciencias de la Actividad Física y del Deporte pela Universidade de León (Espanha). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Pelotas (PPGEF/UFPel).

Publicado

2025-09-15

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Ansiedade, Depressão e estresse em gestantes de alto risco internadas : AÇÕES DE PROMOÇÃO DE SAÚDE. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7961. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7961. Acesso em: 5 dez. 2025.