Estratégia consultório na rua – cuidados para indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8509

Resumo

Objetivo: identificar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pela equipe do consultório na rua no cuidado e acompanhamento contínuo de indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, realizado com a equipe atuante no consultório na rua do município de Bauru – SP, com coleta de dados por meio de formulário online, a respeito dos sentimentos relacionados ao trabalho com essa população, do nível de preparo profissional percebido, bem como das principais dificuldades e potencialidades vivenciadas na prática do cuidado. Resultados: Os relatos obtidos evidenciaram como principais dificuldades no atendimento a falta de adesão dos usuários, a criação de vínculos e a continuidade dos atendimentos. Considerações finais: Embora as políticas vigentes representem um avanço importante para essa população, elas ainda não são totalmente coerentes, satisfatórias ou suficientes para a realidade dos indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade.

Biografia do Autor

  • Márcia Gatti, Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em doenças tropicais. Docente dos cursos de enfermagem no Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo e FGP, Pederneiras, São Paulo

  • Gabriel Xavier Santos, Universidade de São Paulo -HRAC-USP. São Paulo/SP, Brasil.

    Enfermeiro. Mestre em Ciências pelo HRAC/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade de São Paulo - HRAC-USP. Docente na faculdade FGP, Pederneiras, São Paulo. Doutorando no programa de ciências da reabilitação - Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida HRAC/USP.

  • Mayara Falico Faria , Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em Ciências, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. USP. Bauru - SP. Servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Bauru, São Paulo.

  • Rita de Cassia Altino , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Docente no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru, São Paulo, Brasil. Doutora em enfermagem.

  • Ana Paula Ribeiro Razera , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Docente no Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo. Doutorado em Ciências pelo HRAC/USP.

  • Luiza Pompilio Baptista Xavier , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo.

  • Deborah Catherine Salles Bueno, Faculdade FGP. Pederneiras/SP, Brasil

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente no curso de Enfermagem da Faculdade FGP, Pederneiras, São Paulo.

  • Alessandra Mazzo , Universidade de São Paulo - USP. São Paulo/SP, Brasil

    Enfermeira. Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - EERP-USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Livre Docente na faculdade de medicina de Bauru. FMBRU – USP, Bauru, São Paulo.

  • Taís Lopes Saranholi , Faculdade FGP. Pederneiras/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de enfermagem na FGP, Pederneiras, São Paulo.

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Estratégia consultório na rua – cuidados para indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.8509. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8509. Acesso em: 28 ago. 2025.