Estratégia consultório na rua – cuidados para indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.8509

Resumo

Objetivo: identificar as dificuldades e potencialidades enfrentadas pela equipe do consultório na rua no cuidado e acompanhamento contínuo de indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade social. Metodologia: Trata-se de um estudo transversal, de natureza descritiva, realizado com a equipe atuante no consultório na rua do município de Bauru – SP, com coleta de dados por meio de formulário online, a respeito dos sentimentos relacionados ao trabalho com essa população, do nível de preparo profissional percebido, bem como das principais dificuldades e potencialidades vivenciadas na prática do cuidado. Resultados: Os relatos obtidos evidenciaram como principais dificuldades no atendimento a falta de adesão dos usuários, a criação de vínculos e a continuidade dos atendimentos. Considerações finais: Embora as políticas vigentes representem um avanço importante para essa população, elas ainda não são totalmente coerentes, satisfatórias ou suficientes para a realidade dos indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade.

Biografia do Autor

  • Márcia Gatti, Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em doenças tropicais. Docente dos cursos de enfermagem no Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo e FGP, Pederneiras, São Paulo

  • Gabriel Xavier Santos, Universidade de São Paulo -HRAC-USP. São Paulo/SP, Brasil.

    Enfermeiro. Mestre em Ciências pelo HRAC/USP - Programa de Pós-Graduação em Ciências da Reabilitação, Universidade de São Paulo - HRAC-USP. Docente na faculdade FGP, Pederneiras, São Paulo. Doutorando no programa de ciências da reabilitação - Cuidado Interdisciplinar nos Diferentes Ciclos da Vida HRAC/USP.

  • Mayara Falico Faria , Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais - USP. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em Ciências, Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. USP. Bauru - SP. Servidora da Secretaria Municipal de Saúde, Bauru, São Paulo.

  • Rita de Cassia Altino , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Docente no Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO, Bauru, São Paulo, Brasil. Doutora em enfermagem.

  • Ana Paula Ribeiro Razera , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Docente no Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo. Doutorado em Ciências pelo HRAC/USP.

  • Luiza Pompilio Baptista Xavier , Centro Universitário Sagrado Coração - UNISAGRADO. Bauru/SP, Brasil

    Enfermeira. Bacharel em enfermagem pelo Centro Universitário Sagrado Coração. UNISAGRADO, Bauru, São Paulo.

  • Deborah Catherine Salles Bueno, Faculdade FGP. Pederneiras/SP, Brasil

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem. Docente no curso de Enfermagem da Faculdade FGP, Pederneiras, São Paulo.

  • Alessandra Mazzo , Universidade de São Paulo - USP. São Paulo/SP, Brasil

    Enfermeira. Pós-doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo - EERP-USP. Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Livre Docente na faculdade de medicina de Bauru. FMBRU – USP, Bauru, São Paulo.

  • Taís Lopes Saranholi , Faculdade FGP. Pederneiras/SP, Brasil

    Enfermeira. Doutora em Enfermagem. Docente de enfermagem na FGP, Pederneiras, São Paulo.

Publicado

2025-07-09

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

1.
Gatti M, Gabriel G, Mayara Falico Faria, Rita de Cassia Altino, Ana Paula Ribeiro Razera, Luiza Pompilio Baptista Xavier, et al. Estratégia consultório na rua – cuidados para indivíduos em situação de rua e vulnerabilidade. Rev Enferm Atenção Saúde [Internet]. 9º de julho de 2025 [citado 27º de janeiro de 2026];15(1). Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/8509