Adesão do protocolo de sepse pelo enfermeiro na unidade de terapia intensiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7247

Resumo

Objetivo: Identificar o conhecimento e a adesão dos enfermeiros ao protocolo de sepse em uma Unidade de Terapia Intensiva da rede pública de saúde. Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza interpretativa. A população de estudo foi composta por enfermeiros (as) que atuavam em Unidade de Terapia Intensiva no cuidado de pacientes com sepse, envolvendo o período de julho de 2023. Os profissionais responderam ao questionário semiestruturado por meio de entrevista gravada, transcrita e analisada pela  aplicação da técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin. Resultados: Dos 21 enfermeiros entrevistados, a maioria era do sexo feminino, de 31 a 59 anos, com menos de 5 anos de formação e com alguma pós-graduação. Vislumbram-se duas subcategorias, representadas pelo conhecimento do protocolo e a desinformação. Conclusão: Os achados mostram a atuação do enfermeiro como parte fundamental no manejo e na execução do protocolo de sepse.

Biografia do Autor

  • Nicoly Diuliam Gavet Medina, Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

    Graduada em Enfermagem. Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

  • Taís Ivastcheschen Taques, Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

    Enfermeira. Mestre em Ciências da Saúde, Centro deE nsino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

  • Ana Paula Gauliki Pinheiro, Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

    Graduada em Enfermagem. Centro de Ensino Superior de Maringá (Unicesumar), Ponta Grossa, Paraná, Brasil.

Publicado

2025-07-21

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Adesão do protocolo de sepse pelo enfermeiro na unidade de terapia intensiva. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7247. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7247. Acesso em: 5 dez. 2025.