PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E CUIDADORES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Authors

  • Meriele Sabrina de Souza Universidade Federal De São João Del Rei
  • Rhillary Lorrayne de Souza Universidade Federal De São João Del Rei
  • Nayara Cristine Protte de Paula Universidade Federal De São João Del Rei
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal De São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4686

Abstract

Objetivo: Analisar o processo de inclusão escolar na perspectiva de profissionais da educação do ensino fundamental e de cuidadores de crianças com deficiência. Metodologia: Estudo qualitativo interpretativo. As entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Participaram 43 pessoas. A análise permitiu identificar três categorias: O conhecimento dos profissionais da educação sobre a deficiência infantil e inclusão escolar; A inclusão para a criança na perspectiva dos profissionais da educação e cuidadores e Mudanças necessárias à inclusão. Conclusão: No cenário de investigação há desafios para uma educação de fato inclusiva. Diante disso identifica-se que os enfermeiros poderiam atuar nos ambientes escolares para contribuir com aspectos que envolvem a inclusão. Além disso, são necessárias mudanças na infraestrutura das escolas; no ensino dos cursos de graduação na área da educação; na concepção sobre deficiência e capacitação dos profissionais envolvidos.

Author Biographies

Meriele Sabrina de Souza, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira e Residente em Saúde da Família pela  Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

Rhillary Lorrayne de Souza, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

Nayara Cristine Protte de Paula, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Residente em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Minas Gerais.

Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal De São João Del Rei

Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

References

Brasil. Presidenta da República. Lei 13.146, de 6 de julho de 2015, Brasília. [citado 03 Jun 2020]; Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm

Mello, ARL. Refletindo sobre a inclusão escolar brasileira. JORSEN [Internet]. 2016 [citado em 03 Jun 2020]; 16(1): 931-935. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/1471-3802.12234.

Ministério da Saúde (Brasil). Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas. Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança: orientações para implementação. [Internet]. Brasília: 2018 [citado em 03 jun 2020]. Disponível em: http://www.saude.pr.gov.br/arquivos/File/Politica_Nacional_de_Atencao_Integral_a_Saude_da_Crianca_PNAISC.pdf

Silva, NC; Carvalho, BGE. Compreendendo o Processo de Inclusão Escolar no Brasil na Perspectiva dos Professores: uma Revisão Integrativa. Rev. bras. educ. espec. [Internet]. 2017 [citado em 03 Jun 2020]; 23(2): 293-308. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382017000200293&lng=en&nrm=iso.

Santos, BS. A Gramática do Tempo: para uma nova cultura política. 3ª ed. São Paulo: Editora Cortez; 2006.

Bardin L. Análise de conteúdo. 4ª edição. Lisboa: Edições 70, 2008.

Brasil. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2013: resumo técnico. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira-Inep, 2014. [citado em 03 Jun 2020]. Disponível em: http://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2013.pdf.

Ferreira, FGC. A negociação do diagnóstico de autismo. Porto Alegre. Monografia [Bacharel em Ciências Sociais]- Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; 2015. 49p. [citado em 03 Jun 2020]. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/132351.

Oliva DV. Raízes sociais e psicodinâmicas do preconceito e suas implicações na educação inclusiva. Psicol. esc. educ. [Internet]. 2016 [citado em 03 jun 2020]; 20(2): 349-356. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1413-85572016000200349&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt.

Viera AB, Ramos IO. Diálogos entre Boaventura de Sousa Santos, Educação Especial e Currículo. Educ Real [Internet]. 2018 [citado em 03 jun 2020]; 43(1): 131-151. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S2175-62362018000100131&script=sci_abstract&tlng=pt.

Lemos ELMD, Salomão NMR, Aquino FSB, Agripino-Reamos CS. Concepções de pais e professores sobre a inclusão de crianças autistas. Fractal (Niterói). [Internet]. 2016 [citado em 03 jun 2020]; 28(3): 351-361. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/fractal/v28n3/1984-0292-fractal-28-03-00351.pdf.

Coelho GR, Campos JAPP, Benitez P. Relato de pais sobre a inclusão e a trajetória escolar de filhos com deficiência intelectual. Psicol. rev. (Belo Horizonte). [Internet]. 2017 [citado em 03 jun 2020]; 23(1): 22-41. Disponível em: http://periodicos.pucminas.br/index.php/psicologiaemrevista/article/view/6555.

Vicente BT, Bezzera GF. Estagiários e professores regentes como agentes do processo de inclusão escolar: problematizando suas (inter)ações. Revista Linhas [Internet]. 2017 [citado em 03 jun 2020]; 18(38): 214-244. Disponível em: http://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723818382017214.

Garcia PMA, Diniz RF, Martins MFA. Inclusão escolar no ensino médio: desafios da prática docente. Revista Ibero-americana de Estudos em Educação [Internet]. 2016 [citado em 03 jun 2020]; 11(2): 1000-1016. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/8939.

Melo FRLV, Lucena NMG, Saraiva LLO. Atuação de fisioterapeutas na inclusão de alunos com deficiência no ensino regular. Revista Educação em Questão. [Internet]. 2017 [citado em 03 jun 2020]; 55(45): 176-199. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/educacaoemquestao/article/view/12750.

Published

2022-01-31

Issue

Section

Artigos Originais