PERSPECTIVA DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E CUIDADORES SOBRE O PROCESSO DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Meriele Sabrina de Souza Universidade Federal De São João Del Rei
  • Rhillary Lorrayne de Souza Universidade Federal De São João Del Rei
  • Nayara Cristine Protte de Paula Universidade Federal De São João Del Rei
  • Patrícia Pinto Braga Universidade Federal De São João Del Rei

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v10i3.4686

Resumo

Objetivo: Analisar o processo de inclusão escolar na perspectiva de profissionais da educação do ensino fundamental e de cuidadores de crianças com deficiência. Metodologia: Estudo qualitativo interpretativo. As entrevistas guiadas por roteiro semiestruturado foram submetidas à análise de conteúdo. Resultados: Participaram 43 pessoas. A análise permitiu identificar três categorias: O conhecimento dos profissionais da educação sobre a deficiência infantil e inclusão escolar; A inclusão para a criança na perspectiva dos profissionais da educação e cuidadores e Mudanças necessárias à inclusão. Conclusão: No cenário de investigação há desafios para uma educação de fato inclusiva. Diante disso identifica-se que os enfermeiros poderiam atuar nos ambientes escolares para contribuir com aspectos que envolvem a inclusão. Além disso, são necessárias mudanças na infraestrutura das escolas; no ensino dos cursos de graduação na área da educação; na concepção sobre deficiência e capacitação dos profissionais envolvidos.

Biografia do Autor

Meriele Sabrina de Souza, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira e Residente em Saúde da Família pela  Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

Rhillary Lorrayne de Souza, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

Nayara Cristine Protte de Paula, Universidade Federal De São João Del Rei

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ. Residente em Saúde da Família pela Universidade Federal de Juiz de Fora - UFJF, Minas Gerais.

Patrícia Pinto Braga, Universidade Federal De São João Del Rei

Pós-doutorado em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Professora Adjunta da Universidade Federal de São João del Rei - UFSJ, Minas Gerais.

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Publicado

2022-01-31

Edição

Seção

Artigos Originais