PERCEPTION OF NURSING ACADEMICS ABOUT BRAIN DEATH AND ORGAN DONATION

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.6696

Abstract

Objective: To know the action of organs of death in the course of. Method: Qualitative Nursing Study, Public Nursing Comments from a university in the south of the country. The interviews took place in 2019, were transcribed and revealed for analysis. Results: Bets participated. Three categories emerged: “Knowledge as a factor of (dis)interest”; “Cases of empathy with family members and/or for signs of receiving the organ” and “cases of empathy with responsible family members”. Conclusion: The answer is given by a positive relationship in relation to organs without respect to a knowledge of reference of acting as nurses, the answer is the donor in the relationship of involvement in reference.

Author Biographies

Guilherme Malaquias, UEM- Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Enfermagem pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) (2021). Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2024). Doutorando no Programa de Pós-graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá.

Verusca Soares de Souza, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Professora da graduação em Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná. Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá. Pós-graduada em Enfermagem do Trabalho pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação, Enfermeira pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí.

Ana Carolina Simões Pereira , Universidade Estadual do Paraná

Doutora e Mestre na área de Gestão do Cuidado em Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Docente Colaboradora do Curso de Enfermagem da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR-Paranavaí) e da Universidade Paranaense (UNIPAR-Paranavaí).

Maria Antonia Ramos Costa, Universidade Estadual do Paraná

Doutora em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá-UEM.Mestrado pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho -Geografia-Planejamento Ambiental/saúde. Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí, hoje Universidade Estadual do Parana e graduação em Licenciatura em Ciências, especialização em Saúde Publica pela Universidade São Camilo .É docente permanente stricti sensu do Programa de Pós-graduação Enfermagem Profissional em Atenção primaria em Saúde(PPGEnf-APS)- Associado UENP-UNICENTRO-UNESPAR

Alice Cabral Uchoa Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduada em enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2021). Atuou principalmente nos seguintes temas: relacionamento terapêutico, promoção de saúde, educação em saúde, cuidados com a automedicação e sala de espera.

Aline Salvador Ribeiro, Universidade Estadual do Paraná

Possui graduação em Enfermagem pela Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí(2010).

Published

2024-04-30

Issue

Section

Artigos Originais