TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v13i2.7293Abstract
Objetivo: Mapear como a telessimulação vem sendo aplicada na educação em enfermagem. Método: Scoping Review, realizada em maio de 2023 conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews em 14 fontes de informação. Utilizou-se o aplicativo Rayyan e a análise temática. Resultado: Identificaram-se 1811 estudos, destes 11 compuseram a amostra final. Elencaram-se duas categorias: tendências contemporâneas da aplicação da telessimulação no ensino em enfermagem e os benefícios e desafios da sua prática. Conclusão: Mapeou-se um predomínio da telessimulação síncrona observacional abrangendo as etapas de preparação, participação e teledebriefing, envolvendo profissionais de enfermagem, para ensinar diferentes temáticas utilizando a plataforma de videoconferência Zoom. Houve uma baixa prevalência da adoção de teorias de aprendizagem e instrumentos de avaliação. O principal benefício da telessimulação é a oportunidade de alcance de conhecimentos em locais longínquos e desafio a instabilidade da conexão da Internet.
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