TELESSIMULAÇÃO COMO MÉTODO REMOTO DE ENSINO EM ENFERMAGEM: SCOPING REVIEW

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i2.7293

Resumen

Objetivo: Mapear como a telessimulação vem sendo aplicada na educação em enfermagem. Método: Scoping Review, realizada em maio de 2023 conforme recomendações do Instituto Joanna Briggs e Preferred Reporting Items for Systematic reviews and Meta-Analyses extension for Scoping Reviews em 14 fontes de informação.  Utilizou-se o aplicativo Rayyan e a análise temática. Resultado: Identificaram-se 1811 estudos, destes 11 compuseram a amostra final. Elencaram-se duas categorias: tendências contemporâneas da aplicação da telessimulação no ensino em enfermagem e os benefícios e desafios da sua prática. Conclusão: Mapeou-se um predomínio da telessimulação síncrona observacional abrangendo as etapas de preparação, participação e teledebriefing, envolvendo profissionais de enfermagem, para ensinar diferentes temáticas utilizando a plataforma de videoconferência Zoom. Houve uma baixa prevalência da adoção de teorias de aprendizagem e instrumentos de avaliação. O principal benefício da telessimulação é a oportunidade de alcance de conhecimentos em locais longínquos e desafio a instabilidade da conexão da Internet.

Biografía del autor/a

Fabiana Cristina Pires Bernardinelli, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutoranda do programa stricto sensu em atenção à saúde.

João Victor Amaral Dayrell Rosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando em enfermagem pela Universidade Federal do Tirângulo Mineiro

Gustavo Correa de Amorim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Especialista em Urgência e Emergência. Mestre e doutorando do programa stricto sensu em atenção à saúde.

Brenda Alves Luzeiro, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda do programa stricto sensu em atenção à saúde.

Suzel Regina Ribeiro Chavaglia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba/MG

Profª Drª Suzel Regina Ribiero Chavaglia. Graduada em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Campinas-UNICAMP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo-USP. Pós-doutorado pela Escola Paulista de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP. Coordenadora do Programa de Pós-graduação lato sensu em Urgência/Trauma. Professor Titular da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM atua no Curso de graduação em Enfermagem, no Programa de Residência em Urgência/Trauma e Programa de Pós-graduação stricto-sensu em Atenção à Saúde. Nas áreas de organização do trabalho de enfermagem, cuidados críticos, saúde do adulto e idoso e educação em enfermagem. Membro da Rede Iberoamericana de Investigação em Educação em Enfermagem - RIIEE. Líder do Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Emergência, Trauma e Cuidados Intensivos-CNPq- GEPETECI.

Publicado

2024-09-18

Número

Sección

Revisão