ORIENTAÇÃO SEXUAL PARA ADOLESCENTES: CONHECIMENTO E PRÁTICA DE DOCENTES DAS ESCOLAS PÚBLICAS

Autores/as

  • João Paulo Assunção Borges Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.
  • Maria Cristina de Moura-Ferreira Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumen

Objetivos: caracterizar e descrever a produção científica acerca do conhecimento e da prática de docentes das escolas públicas sobre orientação sexual. Métodos: trata-se de revisão integrativa da literatura, por meio da pesquisa de artigos nacionais nas bases de dados científicos. Foram encontrados 14 trabalhos publicados entre 2005 e 2014, utilizando-se os seguintes descritores: sexualidade; educação sexual; adolescente; e docente. Foi utilizado formulário para coleta de dados em pesquisa bibliográfica, para levantamento e organização dos artigos. Resultados: a produção científica nacional trata das dificuldades apontadas pelos docentes no processo de orientação sexual, aborda as metodologias utilizadas e os temas mais solicitados pelos alunos. Conclusão: a orientação sexual para adolescentes requer investimentos na formação profissional dos docentes, proporcionando o acesso ao conhecimento científico produzido sobre sexualidade, sendo necessárias novas pesquisas sobre as dificuldades referidas pelos docentes.

Biografía del autor/a

João Paulo Assunção Borges, Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Enfermeiro, Doutorando em Atenção à Saúde pela UFTM (Universidade Federal do Triângulo Mineiro). Docente do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Uberlândia.

Maria Cristina de Moura-Ferreira, Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

Enfermeira, Doutora em Enfermagem Fundamental pela Universidade de São Paulo (USP/Ribeirão Preto), Docente e Coordenadora do Curso de Enfermagem da FAMED/UFU.

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