ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO SOB A ÓPTICA DOS ENFERMEIROS SUPERVISORES

Autores/as

  • Delvane José de Souza
  • Maila Fidalgo De Faria
  • Ricardo Jader Cardoso Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Divanice Contim Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v6i1.1677

Resumen

Objetivos: Identificar a opinião dos enfermeiros supervisores do estágio hospitalar acerca dos fatores que dificultam sua atuação durante a supervisão; identificar qual a importância do estágio supervisionado para os enfermeiros e verificar a percepção dos enfermeiros quanto à sua participação durante a disciplina de estágio curricular supervisionado hospitalar. Método: Estudo exploratório descritivo com abordagem qualitativa, realizado em um hospital de ensino de uma cidade do Triângulo Mineiro. Foram entrevistados enfermeiros que já atuaram como supervisores de estágio por meio de entrevista semiestruturada seguido de Análise de Conteúdo. Resultados: Emergiram das falas sete categorias intituladas como: preparo profissional, importância do estágio, dificuldades e facilidades, despreparo, atribuições, opinião e sugestões e responsabilidade de supervisionar. Conclusão: O estágio supervisionado é fundamental para a formação acadêmica, porém há um desconhecimento de alguns enfermeiros sobre o papel de supervisor dificultando a supervisão, aspecto que deve ser amenizado para a melhoria da formação profissional.

 

Biografía del autor/a

Delvane José de Souza

Enfermeiro colaborador do Centro de Graduação em Enfermagem da UFTM. Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

Maila Fidalgo De Faria

Enfermeira graduada na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, (UFTM)

Ricardo Jader Cardoso, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeiro. Doutor em Enfermagem. Professor Associando do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. UFTM

Divanice Contim, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutor em Ciências.  ProfessorAdjunto do Centro de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. UFTM

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Publicado

2017-07-31

Número

Sección

Artigos Originais