A PREVENÇÃO DA OBESIDADE NA GESTAÇÃO ATRAVÉS DE AÇÕES EDUCATIVAS EM SAÚDE

Autores

  • Annela Isabell Santos da Silva Universidade do Estado do Pará
  • Igor Almeida de Freitas Universidade do Estado do Pará
  • Lucivania dos Santos Almeida Universidade do Estado do Pará
  • Maria de Nazaré Santos de Oliveira Universidade do Estado do Pará
  • Paula Sousa da Silva Rocha Universidade Federal do Pará
  • Elizeth Costa Oliveira de Matos Universidade do Estado do Pará

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v6i2.1932

Resumo

Este estudo tem como objetivo relatar a experiência de acadêmicos de enfermagem com gestantes no pré-natal sobre a prevenção da obesidade como fator de risco para a gravidez em uma unidade de referência em Belém. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido a partir de observações pelos estudantes de enfermagem do 6º período da Universidade do Estado do Pará, durante as aulas práticas em uma unidade de referência em gestação de alto risco em Belém no período de 10 a 25 de setembro de 2015. Os resultados obtidos durante a oficina “Cuide-se! Obesidade como fator de risco” evidenciam pouco conhecimento das gestantes, depoimentos e perguntas sobre o tema, assim como a satisfação das mesmas por terem tirado suas dúvidas sobre a importância da prevenção. O objetivo do estudo foi alcançado ao relatar a vivência de acadêmicos de enfermagem na prevenção da obesidade na gestação por meio de uma ação educativa.

Biografia do Autor

Annela Isabell Santos da Silva, Universidade do Estado do Pará

Graduanda em Enfermagem na Escola de Enfermagem Magalhães Barata - Universidade do Estado do Pará (UEPA). Bolsista de Iniciação Científica (PIBIC/UEPA/CNPq). Membro do Grupo de Pesquisa Práticas Educativas em Saúde e Cuidado na Amazônia (PESCA/UEPA). Membro do Grupo de Pesquisa Enfermagem em Estomaterapia da Amazônia (ENFESTA/UFPA). Membro do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Saúde Coletiva e Controle de Endemias na Amazônia (UEPA).

Igor Almeida de Freitas, Universidade do Estado do Pará

Graduando de Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Lucivania dos Santos Almeida, Universidade do Estado do Pará

Graduanda de Enfermagem na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

Maria de Nazaré Santos de Oliveira, Universidade do Estado do Pará

Mestre em Enfermagem pela UEPA. Especialista em Saúde Pública pela Universidade do Estado do Pará (UFPA) e em Saúde Coletiva pela UEPA. Enfermeira graduada pela UEPA.

Paula Sousa da Silva Rocha, Universidade Federal do Pará

Mestre em Saúde Coletiva pela UFPA. Especialista em Pediatria e Neonatologia pela Escola Superior da Amazônia (ESAMAZ) e em Cuidado Pré-Natal pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Enfermeira graduada pela UEPA. Tutora do método Canguru pelo Ministério da Saúde. Docente da UFPA. Docente da Faculdade Pan-Amazônica (FAPAN

Elizeth Costa Oliveira de Matos, Universidade do Estado do Pará

Doutora em Doenças Tropicais pela UFPA. Mestrado em Microbiologia realizado na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialista em Gestão Hospitalar e de Sistemas de Saúde pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Biomédica graduada pela UFPA. Docente da UEPA. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do Curso de Graduação em Enfermagem (UEPA). 

Referências

Silva JC, Amaral AR, Ferreira BS, Petry JF, Silva MR, Krelling PC. Obesidade durante a gravidez: resultados adversos da gestação e do parto. Rev Bras Ginecol Obstet. 2014; 36(11):509-13.

Carneiro JRI, Braga FO, Cabuzuca CA, Abi-abib RC, Cobas, RA, Gomes MB. Gestação e obesidade: um problema emergente. Revista HUPE. 2014; 13(3):17-24.

Nast M, Oliveira A, Rauber F, Vitolo MR. Ganho de peso excessivo na gestação é fator de risco para o excesso de peso em mulheres. Rev Bras Ginecol Obstet. 2013; 35(12):536-540.

Fonseca MRCC, Laurenti R, Marin CR, Traldi MC. Ganho de peso gestacional e peso ao nascer do concepto: estudo transversal na região de Jundiaí, São Paulo, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva. 2014; 19(5):1401-1407.

Sato APS, Fujimore E. Estado nutricional e ganho de peso de gestantes. Rev. Latino-Am. Enfermagem. 2012; 20(3):[7 telas].

Rolim KMC, Costa RD, Thé RF, de Abreu FRH. Agravos a saúde do recém-nascido relacionados à doença hipertensiva da gravidez: conhecimento da enfermeira. Rev Enferm Atenção Saúde [internet]. 2014[citado em 10 jul 2017]; 3(2):19-28. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/1017

Rebelo F, Farias DR, Mendes RH, Schüssel MM, Kac G. Variação da Pressão Arterial na Gestação Segundo o IMC no Início da Gravidez: Uma Coorte Brasileira. Arq Bras Cardiol. [internet]. 2014 [citado em 10 jul 2017]; aheadprint, PP.0-0. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0066-782X2015000400004&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Nogueira AI; Carreiro MP. Obesidade e gravidez. Rev Med Minas Gerais. 2013; 23(1):88-98.

Braz L, Figueiredo L, Fonseca F. A influência da obesidade e ganho ponderal no peso do recém-nascido num grupo de grávidas com diabetes gestacional. Rev Port Endocrinol Diabetes Metab. 2013; 8(2):70-76.

Berbel NAN. Metodologia da Problematização: fundamentos e aplicações. Londrina: Editora UEL. 1999.

Amaral AR, Silva JC, Ferreira BS, Silva MR, Bertini AMA. Impacto do diabetes gestacional nos desfechos neonatais: uma coorte retrospectiva. Sci Med. 2015; 25(1):2-6.

Harding L, Dryden DM, Guthrie A, Muise M, Vandermeer B, Aktary WM, et al. Screeningand diagnosing gestational diabetes mellitus. Evid Rep Tecnol Assess. 2012; (210):1-327.

Seabra G, Padilha PC, Queiroz JA, Saunders C. Sobrepeso e obesidade pré-gestacionais: prevalência e desfechos associados à gestação. Rev Bras Ginecol Obstet. 2011; 33(11):348-53.

Maeda TC, Parreira BDM, da Silva SR, de Oliveira ACD. Importância atribuída por puérperas às atividades desenvolvidas no pré-natal. Rev Enferm Atenção Saúde [internet].2014 [citado em 10 de jul 2017]; 3(2):6-18. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/1016

Fraga ACSM. Fatores associados ao ganho de peso gestacional em uma amostra de gestantes no município do Rio de Janeiro. [dissertação]. Rio de Janeiro (RJ): Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, 2012.

Neves AM, Mendes LC, Silva SR. Práticas educativas com gestantes adolescentes visando a promoção, proteção e prevenção em saúde. Rev Min Enferm. 2015; 19(1):241-244.

Publicado

2017-12-28

Edição

Seção

Relato de Experiência