EDUCAÇÃO EM SAÚDE COMO ESTRATÉGIA DE QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA ÀS GESTANTES NO INTERIOR DO CEARÁ
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v9i1.2493Resumen
Objetivo: relatar a experiência de ações de educação em saúde, utilizando o Círculo de Cultura de Paulo Freire com um grupo de gestantes. Método: trata-se de um relato de experiência desenvolvido com um grupo de gestantes em um em um Centro de Saúde da Família do município de Sobral, Ceará. Resultados: foram desenvolvidos dez encontros de intervenção observando as necessidades das gestantes, tais como: autoestima, paternagem, direitos trabalhistas, sexualidade, exercícios físicos e outros. As ações de intervenção contaram com o apoio da enfermeira da unidade de saúde, bem como da equipe de residentes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família. Considerações Finais: A vivência relatada propiciou uma troca de saberes entre acadêmica, equipe de saúde da família e gestantes, agregando melhorias ao processo de educação em saúde, baseado na construção compartilhada de conhecimentos, ampliando o espaço universitário e exercitando o compromisso social da Universidade.
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