PROFESSORES DE ENSINO MÉDIO, CARACTERÍSTICAS DO SONO E SINAIS DE BURNOUT: REVISÃO INTEGRATIVA
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v12i1.5731Resumen
Objetivo: identificar estudos que avaliaram alterações do sono e Burnout em professores de ensino médio. Método: revisão integrativa, com busca de artigos nos idiomas português, inglês e espanhol, publicados nas bases de dados National Library of Medicine (PubMed), na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scopus, Web of Science e EBSCOHOST. Resultados: analisou-se um total de 45 estudos, onde foram selecionados três artigos que avaliaram sono e Burnout para o grupo de docentes. Constatou-se, o uso de três instrumentos distintos para avaliação de variáveis relacionadas ao sono e Burnout. Conclusão: obtiveram-se poucos resultados nesta revisão que apresentaram contribuições de diferentes instrumentos para a avaliação do sono e Burnout em professores de ensino médio. Verificou-se que esgotamento, fadiga, carga de trabalho, comprometimento excessivo, podem ser fontes geradoras de alterações de sono e presença de Burnout na profissão de docente, justificando a implementação de programas que promovam a promoção da saúde dessa classe.
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