REVISÃO INTEGRATIVA: ENFRENTAMENTO DO IDOSO COM O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER

Autores

  • Simone da Cunha Simão Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Karolyne Araújo Resende Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
  • Andressa Castanheira Barcelos Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).
  • Hosana Ferreira Rates Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

DOI:

https://doi.org/10.18554/

Resumo

Ao ser diagnosticado com câncer, o idoso já se conscientiza de sua finitude. O referido diagnóstico é frequentemente acompanhado de depressão, pelo fato de não conseguir manter uma atitude de aceitação interior. A maneira como as pessoas vivenciam a doença depende de vários fatores, desde características de personalidade, vida social e crenças, até valores pessoais e profissionais. Objetivou-se com esse estudo descrever como o idoso enfrenta o diagnóstico de câncer por meio de uma revisão integrativa através dos artigos publicados na LILACS e SciELO entre os anos de 2003 e 2012. Os estudos demonstraram que o idoso ciente do diagnóstico de câncer torna-se um sujeito ativo no seu tratamento ao buscar informações e tomar decisões para enfrentar esse momento. A espiritualidade é utilizada como forma de suporte e força, juntamente com a família onde o idoso busca apoio e segurança.

Biografia do Autor

  • Simone da Cunha Simão, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
    Enfermeira. Especialista em Estratégia Saúde da Família pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Karolyne Araújo Resende, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
    Enfermeira. Residente em Saúde do Adolescente pela Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).
  • Andressa Castanheira Barcelos, Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).
    Enfermeira. Especialista em Psico-oncologia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG).
  • Hosana Ferreira Rates, Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ).

    Enfermeira. Mestre em Enfermagem.Professora do Curso de Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

     

Referências

Vieira MCU, Marcon SS. Significados do processo de adoecer: o que pensam cuidadoras principais de idosos portadores de câncer. Rev Esc Enferm USP, 2008; 42(4):752-60.

Lima-Costa MF, Veras R. Saúde pública e envelhecimento. Cad. Saúde Pública, 2003; 3(19):700-01.

Celestino FKS. Enfrentamento, qualidade de vida, estresse, ansiedade e depressão em idosos demenciados e seus cuidadores: avaliações e correlações. 2009. 91 f., il. Dissertação (Mestrado em Ciências do Comportamento)-Universidade de Brasília.

INCA, Instituto Nacional do Câncer. Estimativa 2010: incidência de câncer no Brasil / Instituto Nacional de Câncer. Rio de Janeiro: INCA, 2009. 98 p.

Borges ADVS. et al. Percepção da morte pelo paciente oncológico ao longo do desenvolvimento. Psicol. estud., 2006; 2(11):361-69.

Guerra MR, Gallo CVM, Medonça GAS. Risco de Câncer no Brasil: tendências e estudos epidemiológicos mais recentes. Revista Brasileira de Cancerologia, 2007; 3(51):22,-234.

Fitch et,al. Health promotion and early detection of cancer in older adults: needs assesment for program development. Cancer Nursing, 1997; 6(20): 381-88.

Tofani AC, Vaz CE. Câncer de próstata, sentimento de impotência e fracassos ante os cartões IV e VI do Rorschach. Interam. j. psychol., 2007; 2(41):197-204.

Vieira MCU. Sentimentos, saberes e fazeres do cuidador principal do idoso com câncer. Dissertação (mestrado), Maringá, 2006. 221 p.

Stumm EMF. et al.Vivências de idosos submetidos à prostatectomia por câncer: subsídios para o cuidado de enfermagem. Textos & Contextos, 2010; 1(9): 89 – 102.

Mendes KDS, Silveira RCCP, Galvão CM. Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto contexto – enferm., 2008;17(4): 758-64.

Visentin A, Labronici L, Lenardt MH. Autonomia do paciente idoso com câncer: o direito de saber o diagnóstico. Acta Paul Enferm, 2007;20(4):509-13.

Lorencetti A, Simonetti JP. As estratégias de enfrentamento de pacientes durante o tratamento de radioterapia. Rev. Latino-Am. Enfermagem, 2005;13(6): 944-50.

Visentin A, Lenardt MH. O itnerário terapêutico: a história oral de idosos com câncer. Acta Paul Enferm, 2010;23(4):486-92.

Guerrero GP, Zago MMF, Sawada NO, Pinto MH. Relação entre espiritualidade e câncer: perspectiva do paciente. Rev. bras. enferm., 2011;64(1): 53-59.

Aquino VV, Zago MMF. O significado das crenças religiosas para um grupo de pacientes oncológicos em reabilitação. Rev Latino-Am. Enfermagem, 2007;15(1).

Teixeira JJ V, Lefèvre F. Significado da intervenção médica e da fé religiosa para o paciente idoso com câncer. Ciênc. saúde coletiva, 2008;13(4):1247-56.

Barbosa KA, Freitas MH. Religiosidade e atitude diante da morte em idosos sob cuidados paliativos. revista Kairós, 2009;12(1):113-134.

Downloads

Publicado

2016-02-15

Edição

Seção

Revisão

Como Citar

REVISÃO INTEGRATIVA: ENFRENTAMENTO DO IDOSO COM O DIAGNÓSTICO DE CÂNCER. Revista de Enfermagem e Atenção à Saúde, [S. l.], v. 4, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/592. Acesso em: 14 maio. 2025.