CUIDADOS PALIATIVOS EM ATENÇÃO DOMICILIAR: indicação da paliação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v14i1.6698

Resumo

Objetivo: Investigar as condições dos pacientes acompanhados pelo “Programa Melhor em Casa” considerando os critérios de indicação de cuidados paliativos. Método: Estudo transversal realizado em São Luís, Maranhão, com amostra de 71 pacientes. Utilizou-se um instrumento contendo variáveis socioeconômicas e a Escala Palliative Care Screening Tool para indicação de paliação. Resultados: A maioria dos pacientes eram do sexo feminino (56,34%), solteiros (46,48%), ensino fundamental completo (43,66%), fora da força de trabalho (36,63%), renda familiar entre 1 a 2 salários mínimos (78,87%), faixa etária entre 70-86 anos (32,40%). Quanto a doença de base, 45,07% apresentam sequelas de Acidente Vascular Cerebral, 54,93% doenças associadas sendo as cardiovasculares e metabólicas frequentes (37,90%), 59,15% necessitam de ajuda e 69,10% têm grau de dependência 4. Conclusão: Os critérios de paliação indicaram que a maioria dos pacientes foram considerados elegíveis para os Cuidados Paliativos, o que contribui na implementação de intervenções qualificadas pela equipe multiprofissional.

Biografia do Autor

Francisca Karolline Lima dos Santos, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão. 

Flávia Baluz Bezerra de Farias Nunes, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão. E-mail: flavia.farias@ufma.br

Endereço correspondência:

Universidade Federal do Maranhão/ Departamento de Enfermagem, Centro Pedagógico Paulo Freire, Avenida dos Portugueses, 1966, Vila Bacanga, Cidade Universitária Dom Delgado, São Luís, Maranhão, Brasil. CEP: 65085-580. 

 

Elza Lima da Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Fisiopatologia Clínica e Experimental. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Andrea Cristina Oliveira Silva, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Doutora em Ciências. Docente do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão.

Ana Karoline Moreira, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão.

Andressa Bastos e Bastos, Universidade Federal do Maranhão

Graduanda em Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão.

Anne Caroline Rodrigues Aquino, Universidade Federal do Maranhão

Enfermeira. Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Maranhão.

Publicado

2025-04-01

Edição

Seção

Artigos Originais