O PROCESSO DE MORTE E MORRER NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE UNIVERSITÁRIOS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7051

Resumo

Objetivo: Compreender as percepções e sentimentos dos universitários de enfermagem sobre o processo de morte e morrer e suas implicações na formação acadêmica. Método: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, exploratória, realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública, localizada em um município cearense brasileiro. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada utilizando um instrumento adaptado. A análise dos dados utilizou o método de análise de conteúdo do tipo categorização temática. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa obtendo parecer favorável sob número 4.397.197. Resultados: Pode-se identificar através das categorias construídas pela análise das falas que os acadêmicos se sentem tristes e frustrados ao vivenciar a morte desviando sua atuação para os procedimentos técnicos e burocráticos. Conclusão: Considera-se que há a necessidade da abordagem desse tema de diferentes maneiras, desde o início da formação e em variadas disciplinas.

Biografia do Autor

MARIA LUIZA SANTOS FERREIRA, Universidade Regional do Cariri - URCA

Graduada em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Membro do Grupo de Pesquisa em Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN/CNPq/URCA). Pós Graduada em Enfermagem em Segurança do Trabalho e Gestão Hospitalar pela Faculdade Dom Alberto.

NAANDA KAANNA MATOS DE SOUZA, URCA

Enfermeira (COREN-CE 428.132). Professora da Universidade Regional do Cariri (URCA). Doutoranda em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC), foi bolsista da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP/ de 2019 a 2022). Mestre em Enfermagem (URCA/ 2017). Especialista em Enfermagem em Oncologia/ COREN-CE 071.917 (URCA/ 2018). Membro do grupo de pesquisa Cuidado de Enfermagem na Saúde da Criança - CUIDENSC/ UFC e Pesquisdora do Grupo de Pesquisa e Extensão em Saúde Cardiovascular - GPESCC/ URCA. Possui experiência em Assistência de Enfermagem em Clínica Médica e Pediátrica, Enfermagem Oncológica, Cuidados Paliativos e Taxonomias de Enfermagem, mais especificamente Sistema NANDA, NIC e NOC. 

SAMYRA PAULA LUSTOZA XAVIER, Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu)

Doutoranda em Cuidados Clínico em Enfermagem e Saúde (2021 - atual). Mestre em Enfermagem (2018). Especialista em Emergência e Cuidado Intensivos (2016). Bacharel em Enfermagem (2015). Docente do Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade Regional do Cariri - URCA (Unidade Descentralizada - Iguatu); Pesquisadora do Programa Pesquisa para o SUS (PPSUS): gestão compartilhada em saúde; Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN); Coordenadora da Liga Acadêmica de Cuidados de Enfermagem e Saúde (LACES). Coordenadora do Projeto de Extensão Saúde e Cidadania na Escola (PESCE). Tutora da Pós Graduação em Saúde da Família da Universidade Aberta do Brasil vinculada a Universidade Regional do Cariri (UAB - URCA). - Principal linha de pesquisa: Cuidado de Enfermagem no Contexto da Promoção da Saúde.

ANA KAROLINE ALVES DA SILVA, URCA

Bacharela em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (URCA). Pós-graduanda em Estratégia Saúde da Família pela Faculdade Dom Alberto. Pós-graduanda em Planejamento e Gestão em Saúde pela DNA Pós-Graduação. Mestranda em Enfermagem pelo Programa de Mestrado Acadêmico da Universidade Regional do Cariri (PMAE/URCA). Membro do Grupo de Pesquisa - Clinica, Cuidado e Gestão em Saúde (GPCLIN). Membro do Grupo de Pesquisa em Diabetes Mellitus (GPEDIAM). Membro voluntário do Projeto de Iniciação Científica: Violência Obstétrica durante o Trabalho de Parto e Parto Institucionalizado.

LUCAS BENICIO PINTO, Centro Universitário Vale do Salgado. 

Enfermeiro. Centro Universitário Vale do Salgado. 

JOAO PAULO XAVIER SILVA, Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS)

Enfermeiro Docente. Doutor em Cuidados Clínicos em Enfermagem e Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (2023). Mestre em Enfermagem pela Universidade Regional do Cariri (2017). Especialista em Políticas Públicas em Saúde Coletiva (2021) e Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior e Educação Continuada (2016). Bacharel em Enfermagem pelo Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (2015) com graduação sanduíche pelo Programa Ciência Sem Fronteiras na Universidade Sapienza de Roma - Itália (2014). Professor temporário no curso de Enfermagem da Universidade Regional do Cariri (Campus Avançado do Iguatu). Professor no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio (UNILEÃO). Professor no Centro Universitário Vale do Salgado (UNIVS). Pesquisador no Grupo de Pesquisa Clínica, Cuidado e Gestão em saúde (GPCLIN - CNPq/URCA) na linha Redes de atenção, Políticas e Integralidade do cuidado no Sistema Único de Saúde (SUS). Interesse nas áreas Saúde Coletiva, Enfermagem Comunitária, Espiritualidade e religiosidade em saúde e em enfermagem, Cuidado de enfermagem aos grupos populacionais vulneráveis, Produção subjetiva do cuidado, e Psicanálise.

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Artigos Originais