O PROCESSO DE MORTE E MORRER NA FORMAÇÃO EM ENFERMAGEM: PERCEPÇÕES E SENTIMENTOS DE UNIVERSITÁRIOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v13i1.7051Resumo
Objetivo: Compreender as percepções e sentimentos dos universitários de enfermagem sobre o processo de morte e morrer e suas implicações na formação acadêmica. Método: Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa, exploratória, realizado no curso de enfermagem de uma universidade pública, localizada em um município cearense brasileiro. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada utilizando um instrumento adaptado. A análise dos dados utilizou o método de análise de conteúdo do tipo categorização temática. A pesquisa foi submetida ao Comitê de Ética e Pesquisa obtendo parecer favorável sob número 4.397.197. Resultados: Pode-se identificar através das categorias construídas pela análise das falas que os acadêmicos se sentem tristes e frustrados ao vivenciar a morte desviando sua atuação para os procedimentos técnicos e burocráticos. Conclusão: Considera-se que há a necessidade da abordagem desse tema de diferentes maneiras, desde o início da formação e em variadas disciplinas.
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