Hemoterapia: Identificação do conhecimento interprofissional entre  acadêmicos da área da saúde

Authors

DOI:

https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7434

Abstract

Objetivo: identificar o conhecimento interprofissional sobre hemoterapia entre os acadêmicos dos cursos de medicina, biomedicina e enfermagem. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quanti qualitativa. A coleta de dados consistiu na análise do projeto pedagógico do curso, por meio da realização de entrevistas. Resultados: não se identificou formalmente a presença da temática hemoterapia. As devolutivas fornecidas revelaram fragilidades no ensino do tema dentro dos cursos, demonstrando que os alunos possuem conhecimentos insuficientes sobre a temática, o que pode gerar um despreparo dos futuros profissionais para assumirem responsabilidades nesse procedimento. Conclusão: compreende-se a importância de se abordar com os acadêmicos conteúdos pedagógicos voltados para o contexto da interprofissionalidade, favorecendo uma formação acadêmica adequada. Sugere-se às coordenações dos cursos a reestruturação e reformulação do plano de ensino, com a implementação da hemoterapia como disciplina obrigatória.

Author Biographies

  • Aline Gomes de Melo Lemos, Universidade do Estado de Minas Gerais. Santa Casa de Misericórdia de Passos. Passos/MG, Brasil.

    .

  • Daniela Queiroz, Universidade do Estado de Minas Gerais

    .

  • Aline Oliveira Russi Pereira, Universidade do Estado de Minas Gerais/ UEMG, Passos, Minas Gerais, Brasil.

    .

  • Aline Teixeira Silva, Universidade do Estado de Minas Gerais/ UEMG, Passos, Minas Gerais, Brasil. 

    .

  • Gabriela da Cunha Januário, Universidade do Estado de Minas Gerais/ UEMG, Passos, Minas Gerais, Brasil.

    .

  • Maria Inês Lemos Coelho Ribeiro, Universidade do Estado de Minas Gerais/ UEMG, Passos, Minas Gerais, Brasil.

    .

Published

2025-08-13

Issue

Section

Artigos Originais

How to Cite

Hemoterapia: Identificação do conhecimento interprofissional entre  acadêmicos da área da saúde. JOURNAL OF NURSING AND HEALTH CARE, [S. l.], v. 15, n. 1, 2025. DOI: 10.18554/reas.v15i1.7434. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/enfer/article/view/7434. Acesso em: 5 dec. 2025.