Hemoterapia: Identificação do conhecimento interprofissional entre acadêmicos da área da saúde
DOI:
https://doi.org/10.18554/reas.v15i1.7434Abstract
Objetivo: identificar o conhecimento interprofissional sobre hemoterapia entre os acadêmicos dos cursos de medicina, biomedicina e enfermagem. Métodos: Trata-se de uma pesquisa de campo, com abordagem quanti qualitativa. A coleta de dados consistiu na análise do projeto pedagógico do curso, por meio da realização de entrevistas. Resultados: não se identificou formalmente a presença da temática hemoterapia. As devolutivas fornecidas revelaram fragilidades no ensino do tema dentro dos cursos, demonstrando que os alunos possuem conhecimentos insuficientes sobre a temática, o que pode gerar um despreparo dos futuros profissionais para assumirem responsabilidades nesse procedimento. Conclusão: compreende-se a importância de se abordar com os acadêmicos conteúdos pedagógicos voltados para o contexto da interprofissionalidade, favorecendo uma formação acadêmica adequada. Sugere-se às coordenações dos cursos a reestruturação e reformulação do plano de ensino, com a implementação da hemoterapia como disciplina obrigatória.
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