Abordagem da gramática no ensino de língua portuguesa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v18i00.6839

Resumo

Diante do desafio do ensino gramatical, o presente artigo pretende analisar e refletir sobre como se dá esse tipo de abordagem com base nas reflexões e contribuições de Antunes, Bagno, Perini, Travaglia e os PCN de Língua Portuguesa. Para tanto, percebemos as concepções disseminadas e desenvolvidas em aulas de LP numa escola de Ensino Fundamental, bem como as dificuldades que essa escola campo enfrenta no dia-a-dia, e os preconceitos linguísticos, observando e refletindo sobre as concepções de ensino do professor e a percepção do aluno acerca desse processo.

Biografia do Autor

  • Maria Imaculada dos Santos Ramos, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Caruaru

    Formada em Letras/Espanhol pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA), pós-graduação em latos sensu em Língua portuguesa e suas literatura pela mesma instituição. Segunda licenciatura em língua inglesa pela UNICESUMAR. Professora de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental II e médio da Secretaria de educação de Pernambuco (SEEPE).

Downloads

Publicado

2025-12-30

Como Citar

RAMOS, Maria Imaculada dos Santos. Abordagem da gramática no ensino de língua portuguesa. Revista InterteXto, Uberaba, v. 18, n. 00, 2025. DOI: 10.18554/it.v18i00.6839. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6839. Acesso em: 17 fev. 2026.