CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EVIDÊNCIA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA ESCOLAR

Autores

  • Priscila Marques Toneli UFTM

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir como a Fonologia pode auxiliar o professor na compreensão de desvios ortográficos. Partimos da premissa que os desvios são reflexo da fala na escrita e evidenciam a ocorrência de processos fonológicos. Para isso, recortamos neste estudo dois processos, conforme categorização em quatro grupos proposta por Seara, Lazzarotto-Volcão e Nunes (2015): enfraquecimento, reforço e reestruturação silábicas. A análise inclui regras fonológicas que incluem vogais, como a inserção e a epêntese vocálicas, a monotongação, a elevação da vogal átona e a harmonia vocálica. Respaldamos a discussão em estudos fonológicos em teorias gerativas e reconhecemos que a metodologia de análise apresentada por Bortoni-Ricardo (2005) é uma importante ferramenta de pesquisa e de sistematização dos desvios ortográficos. As principais contribuições do presente estudo é apresentar não só ao professor, embora seja nosso foco maior, mas também pesquisadores, as contribuições da Fonologia para o ensino de língua portuguesa, como língua materna.

Biografia do Autor

  • Priscila Marques Toneli, UFTM

    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNESP-RIO PRETO (2004) e mestrado e doutorado em Linguística pela UNICAMP - Campinas, com estágio no exterior pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, como pesquisadora em Linguística nas áreas de Fonética e Fonologia, Variação e Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, e como professora no ensino básico como professora de Língua portuguesa, literaturas e redação. Atualmente, tem desenvolvido estudos nas áreas de Linguística do texto nos aspectos gramaticais (fonético-fonológico, sintáticos, semânticos e pragmáticos), textuais (coesão e coerência) e discursivos com ênfase na produção de texto, na leitura e na escrita. Essas pesquisas incluem tanto aspectos teóricos, quanto contribuições para a formação de professores. também tem atuado com produção de material didático para ensino de língua portuguesa, com ênfase no ensino de redação. As pesquisas atuais investigam a relação oralidade-letramento com destaque a questões de pontuação e de coesão e de coerência em textos escritos, seguidas de reflexões sobre o ensino desses tópicos que envolvem ensino de gramática. Uma outra contribuição atual é a organização de uma banco de dados composto por textos escritos que está vinculado ao grupo de pesquisa que faz parte GEVAR. Também tem trabalhado com o ensino do texto acadêmico e metodologia de pesquisa. 

Downloads

Publicado

2022-12-28

Como Citar

CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EVIDÊNCIA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA ESCOLAR . Revista InterteXto, Uberaba, v. 15, n. 00, 2022. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8431. Acesso em: 27 ago. 2025.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)