CONTRIBUIÇÕES DA FONOLOGIA PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: EVIDÊNCIA DE PROCESSOS FONOLÓGICOS NA ESCRITA ESCOLAR
Resumo
Este estudo tem por objetivo discutir como a Fonologia pode auxiliar o professor na compreensão de desvios ortográficos. Partimos da premissa que os desvios são reflexo da fala na escrita e evidenciam a ocorrência de processos fonológicos. Para isso, recortamos neste estudo dois processos, conforme categorização em quatro grupos proposta por Seara, Lazzarotto-Volcão e Nunes (2015): enfraquecimento, reforço e reestruturação silábicas. A análise inclui regras fonológicas que incluem vogais, como a inserção e a epêntese vocálicas, a monotongação, a elevação da vogal átona e a harmonia vocálica. Respaldamos a discussão em estudos fonológicos em teorias gerativas e reconhecemos que a metodologia de análise apresentada por Bortoni-Ricardo (2005) é uma importante ferramenta de pesquisa e de sistematização dos desvios ortográficos. As principais contribuições do presente estudo é apresentar não só ao professor, embora seja nosso foco maior, mas também pesquisadores, as contribuições da Fonologia para o ensino de língua portuguesa, como língua materna.
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