A COESÃO REFERENCIAL LEXICAL POR ANÁFORA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS ESTILO ENEM

Autores

Resumo

 

O presente artigo apresenta uma análise acerca da coesão referencial lexical por anáforas utilizadas em produções textuais escritas estilo ENEM. O objetivo principal da pesquisa foi identificar e reconhecer os tipos de coesão que ocorreram e como ela contribui com a construção da coerência textual e como os mecanismos colaboram para isso, a fim de auxiliar em um processo mais produtivo, consciente e ativo dos alunos na produção. Partimos da hipótese de que o uso é variado para evitar a repetição de palavras e atender as expectativas da avaliação da competência de coesão nessas provas avaliativas. Como aporte teórico, partimos de estudos de Marcuschi (1983, 2008) Koch (2004), Costa Val (1991),  Antunes (2005) e Cavalcanti (2014), entre outros, os quais apontam o processo referencial como essencial na construção de sequências veiculadoras de sentido do texto e como recurso impulsionador na progressão e na manutenção textual, importantes para a coerência. O corpus é constituído de produções textuais de um curso preparatório de redação para ENEM/vestibular da cidade de Uberaba-MG e a análise consiste na identificação, na classificação e na quantificação das ocorrências de mecanismos de coesão (em anáforas). Os resultados encontrados mostraram um maior número de ocorrências das anáforas correferenciais sem recategorização, principalmente com o uso de sinônimos do que de repetição de termos. Quanto ao grupo das anáforas não correferenciais,  houve um número maior de ocorrências do uso de sintagmas nominais não rotuladores. No geral, esses resultados contribuem para o entendimento dos mecanismos mais utilizados pelos alunos em contexto de vestibular no planejamento de atividades de escrita.

Biografia do Autor

  • Maria Alice Maximiâno Lins, UFTM

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora de redação para vestibulares e ENEM. Corretora de redação em vestibulares.

  • Priscila Marques Toneli, UFTM

    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNESP-RIO PRETO (2004) e mestrado e doutorado em Linguística pela UNICAMP - Campinas, com estágio no exterior pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, como pesquisadora em Linguística nas áreas de Fonética e Fonologia, Variação e Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, e como professora no ensino básico como professora de Língua portuguesa, literaturas e redação. Atualmente, tem desenvolvido estudos nas áreas de Linguística do texto nos aspectos gramaticais (fonético-fonológico, sintáticos, semânticos e pragmáticos), textuais (coesão e coerência) e discursivos com ênfase na produção de texto, na leitura e na escrita. Essas pesquisas incluem tanto aspectos teóricos, quanto contribuições para a formação de professores. também tem atuado com produção de material didático para ensino de língua portuguesa, com ênfase no ensino de redação. As pesquisas atuais investigam a relação oralidade-letramento com destaque a questões de pontuação e de coesão e de coerência em textos escritos, seguidas de reflexões sobre o ensino desses tópicos que envolvem ensino de gramática. Uma outra contribuição atual é a organização de uma banco de dados composto por textos escritos que está vinculado ao grupo de pesquisa que faz parte GEVAR. Também tem trabalhado com o ensino do texto acadêmico e metodologia de pesquisa

  • Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

    Pesquisadora Produtividade CNPq. Pós-doutorado junto ao programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Campus de Araraquara (2019-2020), com bolsa PNPD/CAPES. Doutorado, fomentado pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Tem experiência na área de Sociolinguística e estudos descritivos de língua. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), salvaguarda, preservação de línguas e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É líder do grupo de pesquisa em Estudos Variacionistas (GEVAR), diretório do CNPq e do LABORATÓRIODE ENSINO E PESQUISA EM LINGUAGEM,VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA (LEPEVAR) do IELACHS/UFTM. É também professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado). Membro permanente e vice-coordenadora (biênio 2021-2023) do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Coordenadora da Comissão Científica de Sociolinguística da ABRALIN. Coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica Ensino Médio e Fundamental da UFTM (2022-2024). Foi coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais-Capes (PLI-Portugal) (2016-2020) convênio UFTM-Universidade de Aveiro. Integrante do PHPB-Minas Gerais. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro. 

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Publicado

2024-12-28

Como Citar

A COESÃO REFERENCIAL LEXICAL POR ANÁFORA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS ESTILO ENEM. Revista InterteXto, Uberaba, v. 17, n. 00, 2024. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8432. Acesso em: 15 maio. 2025.