A COESÃO REFERENCIAL LEXICAL POR ANÁFORA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS ESTILO ENEM
Resumo
O presente artigo apresenta uma análise acerca da coesão referencial lexical por anáforas utilizadas em produções textuais escritas estilo ENEM. O objetivo principal da pesquisa foi identificar e reconhecer os tipos de coesão que ocorreram e como ela contribui com a construção da coerência textual e como os mecanismos colaboram para isso, a fim de auxiliar em um processo mais produtivo, consciente e ativo dos alunos na produção. Partimos da hipótese de que o uso é variado para evitar a repetição de palavras e atender as expectativas da avaliação da competência de coesão nessas provas avaliativas. Como aporte teórico, partimos de estudos de Marcuschi (1983, 2008) Koch (2004), Costa Val (1991), Antunes (2005) e Cavalcanti (2014), entre outros, os quais apontam o processo referencial como essencial na construção de sequências veiculadoras de sentido do texto e como recurso impulsionador na progressão e na manutenção textual, importantes para a coerência. O corpus é constituído de produções textuais de um curso preparatório de redação para ENEM/vestibular da cidade de Uberaba-MG e a análise consiste na identificação, na classificação e na quantificação das ocorrências de mecanismos de coesão (em anáforas). Os resultados encontrados mostraram um maior número de ocorrências das anáforas correferenciais sem recategorização, principalmente com o uso de sinônimos do que de repetição de termos. Quanto ao grupo das anáforas não correferenciais, houve um número maior de ocorrências do uso de sintagmas nominais não rotuladores. No geral, esses resultados contribuem para o entendimento dos mecanismos mais utilizados pelos alunos em contexto de vestibular no planejamento de atividades de escrita.
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