A COESÃO REFERENCIAL LEXICAL POR ANÁFORA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS ESTILO ENEM

Authors

Abstract

The present article presents an analysis of referential lexical cohesion through anaphora used in written textual productions in the ENEM style. The primary objective of the research was to identify and recognize the types of cohesion that occurred and how they contribute to the construction of textual coherence, as well as how the mechanisms support this, in order to assist students in a more productive, conscious, and active writing process. We start from the hypothesis that the use is varied to avoid the repetition of words and to meet the evaluation expectations of cohesion competence in these assessment tests. Our theoretical framework is based on studies by Marcuschi (1983, 2008), Koch (2004), Costa Val (1991), Antunes (2005), and Cavalcanti (2014), among others, which point to the referential process as essential in constructing sequences that convey the meaning of the text and as a driving force in textual progression and maintenance, which are important for coherence. The corpus consists of textual productions from a preparatory writing course for the ENEM/college entrance exams in the city of Uberaba-MG, and the analysis involves identifying, classifying, and quantifying the occurrences of cohesion mechanisms (in anaphora). The results showed a higher number of occurrences of coreferential anaphora without recategorization, mainly through the use of synonyms rather than repetition of terms. As for the group of non-coreferential anaphora, there was a greater number of occurrences involving the use of non-labeling nominal phrases. Overall, these results contribute to understanding the mechanisms most frequently used by students in the context of college entrance exams when planning writing activities.

Author Biographies

  • Maria Alice Maximiâno Lins, UFTM

    Graduada em Letras pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Professora de redação para vestibulares e ENEM. Corretora de redação em vestibulares.

  • Priscila Marques Toneli, UFTM

    Possui graduação em Licenciatura em Letras pela UNESP-RIO PRETO (2004) e mestrado e doutorado em Linguística pela UNICAMP - Campinas, com estágio no exterior pela Universidade de Lisboa. Tem experiência na área de Letras, como pesquisadora em Linguística nas áreas de Fonética e Fonologia, Variação e Ensino de Língua Portuguesa como língua materna, e como professora no ensino básico como professora de Língua portuguesa, literaturas e redação. Atualmente, tem desenvolvido estudos nas áreas de Linguística do texto nos aspectos gramaticais (fonético-fonológico, sintáticos, semânticos e pragmáticos), textuais (coesão e coerência) e discursivos com ênfase na produção de texto, na leitura e na escrita. Essas pesquisas incluem tanto aspectos teóricos, quanto contribuições para a formação de professores. também tem atuado com produção de material didático para ensino de língua portuguesa, com ênfase no ensino de redação. As pesquisas atuais investigam a relação oralidade-letramento com destaque a questões de pontuação e de coesão e de coerência em textos escritos, seguidas de reflexões sobre o ensino desses tópicos que envolvem ensino de gramática. Uma outra contribuição atual é a organização de uma banco de dados composto por textos escritos que está vinculado ao grupo de pesquisa que faz parte GEVAR. Também tem trabalhado com o ensino do texto acadêmico e metodologia de pesquisa

  • Juliana Bertucci Barbosa, Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM

    Pesquisadora Produtividade CNPq. Pós-doutorado junto ao programa de Pós-Graduação de Linguística e Língua Portuguesa da UNESP-Campus de Araraquara (2019-2020), com bolsa PNPD/CAPES. Doutorado, fomentado pelo CNPq, em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP-Campus de Araraquara. Realizou, em Portugal, na Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras (FLUL) e Centro de Linguística (CLUL), estágio de Doutorado PDEE fomentado pela CAPES. Tem experiência na área de Sociolinguística e estudos descritivos de língua. Também atua na constituição de banco de dados (montagem de corpora), salvaguarda, preservação de línguas e pesquisas variacionistas no Português Mineiro da cidade de Uberaba. Atualmente é professora Associada do Departamento de Linguística e Língua Portuguesa da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM-Uberaba) e professora permanente do Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da UFTM. É líder do grupo de pesquisa em Estudos Variacionistas (GEVAR), diretório do CNPq e do LABORATÓRIODE ENSINO E PESQUISA EM LINGUAGEM,VARIAÇÃO E MUDANÇA LINGUÍSTICA (LEPEVAR) do IELACHS/UFTM. É também professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da UNESP/Araraquara (mestrado e doutorado). Membro permanente e vice-coordenadora (biênio 2021-2023) do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL). Coordenadora da Comissão Científica de Sociolinguística da ABRALIN. Coordenadora do subprojeto de Língua Portuguesa do Programa de Residência Pedagógica Ensino Médio e Fundamental da UFTM (2022-2024). Foi coordenadora do Programa de Licenciaturas Internacionais-Capes (PLI-Portugal) (2016-2020) convênio UFTM-Universidade de Aveiro. Integrante do PHPB-Minas Gerais. Suas pesquisas atuais estão concentradas na área de Sociolinguística com interface ao ensino de Língua Portuguesa (como língua materna e para falantes de outras línguas) e descrição do Português Brasileiro. 

Published

2024-12-28

How to Cite

A COESÃO REFERENCIAL LEXICAL POR ANÁFORA EM PRODUÇÕES TEXTUAIS DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVAS ESTILO ENEM. JOURNAL INTERTEXT, Uberaba, v. 17, n. 00, 2024. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/8432. Acesso em: 18 sep. 2025.