SEMPRE “UMA ESTRANHA LÍNGUA?”: ATUALIDADE DE UM MÉTODO DE VANGUARDA

Authors

  • Giovanna Longo Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • João Batista Toledo Prado Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Brunno Vinicius Gonçalves Vieira Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Márcio Thamos Universidade Estadual Paulista (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.18554/it.v14iEspecial.6026

Abstract

This paper aims at showing that the conception based on linguistic and semiotic studies applied to Latin, as developed by Alceu Dias Lima, is still effective nowadays and reveals that this ancient language has a lot to say even up to this day. The reflection on language undertaken by this professor and researcher throughout his career leads to understanding Latin as a living language of the past, that is to say, as the mother tongue of the ancient Romans. This perspective has important implications for translation and studies on Poetics.

Author Biographies

  • Giovanna Longo, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professora da Área de Língua e Literatura Latinas do Departamento de Linguística da Faculdade de Ciências e Letras - UNESP - Câmpus de Araraquara, credenciada no Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras-CAPES), linha de pesquisa "Teorias da Linguagem e Ensino". Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Língua Portuguesa da FCLAr-UNESP, com a tese "Ensino de Latim: reflexão e método" (2011); mestre pelo mesmo Programa com a dissertação "Ensino de Latim: problemas linguísticos e uso de dicionário" (2006). Pesquisadora do Grupo LINCEU - "Visões da Antiguidade Clássica". 

  • João Batista Toledo Prado, Universidade Estadual Paulista (UNESP)
     

    Graduado em Letras (1985), com habilitação em Português e Latim, pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Obteve título de Mestre (1991) e também de Doutor (1997) em Letras Clássicas, ambos pela USP - Universidade de São Paulo. É professor efetivo do Curso de Letras da UNESP, Câmpus de Araraquara, onde atua desde 1987, ensinando graduandos (língua e literatura latinas) e pós-graduandos (cursos sobre o mito na poesia e expressividade poética). Integra conselhos editoriais de periódicos especializados em Letras Clássicas. É membro da SBEC (Sociedade Brasileira de Estudos Clássicos), tendo sido seu vice-presidente no biênio 2006-2007, e da APEC (Associação Portuguesa de Estudos Clássicos). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua e Literatura Latinas, e atua principalmente nos temas: ensino de línguas clássicas; poética clássica latina; métrica clássica; cultura clássica (dietética e alimentação na Antiguidade), teatro clássico (leitura dramatizada e performance), linguística aplicada a línguas clássicas; estudos de cultura da Roma antiga (mitologia, poética, organização do conhecimento sobre o mundo natural). De 2008 a 2009, realizou pesquisa de pós-doutorado no exterior (PDE), com o projeto ?Teorie Metriche della Roma Antica (Teorias métricas da Roma Antiga)?, vinculado à Università Degli Studi di Roma II - "Tor Vergata" (UNIROMA II), Roma-Itália, com bolsa de estudos do CNPq (Proc. no. 202132/2007-2). De julho/2015 a junho/2016, desenvolveu nova pesquisa de pós-doutorado no exterior (BPE), com o projeto ?Pieds, mètres, vers: le rythme dans l?antique poésie gréco-latine (Pés, metros, versos: o ritmo na antiga poesia greco-latina)?, vinculado à Universidade de Rouen em parceria com Paris IV-Sorbonne, com bolsa de estudos da FAPESP (Processo no. 2015/02415-9).

  • Brunno Vinicius Gonçalves Vieira, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    É professor livre-docente em Letras Clássicas pela UNESP, instituição em que atua na área de Língua e Literatura Latinas, no nível de graduação e pós-graduação. Atualmente, é coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários (quadriênio 2017-2021), tendo exercido a mesma função entre 2016-2017. Desenvolve projetos na área de Letras Clássicas com ênfase na recepção e tradução de textos greco-romanos em contexto lusófono. Como pesquisador, é vice-líder do Grupo de Pesquisa Linceu - Visões da Antiguidade (CNPq) e do Grupo Vortit barbare: tradução como crítica dos clássicos (CNPq), e participa como pesquisador no Grupo Odorico Mendes (CNPq). Recebeu apoio financeiro FAPESP em 2009 para desenvolver o projeto de pesquisa José Feliciano de Castilho e a tradição clássica no séc. XIX. Além de inúmeros artigos publicados, é co-organizador dos livros Permanência Clássica: Visões contemporâneas da Antiguidade greco-romana (com M. Thamos, Ed. Escrituras, 2011) e Acervos especiais: memórias e diálogos (com A. P. M. Alves, Cultura Acadêmica, 2015); traduziu os cinco primeiros cantos da Farsália, de Lucano (Editora da Unicamp, 2011, 1.a reimpressão 2016); e, como integrante do Grupo Odorico Mendes, colaborou nas anotações das Bucólicas (Ateliê, 2008). (Texto informado pelo autor).

  • Márcio Thamos, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professor de Latim (língua e literatura) do Departamento de Linguística, Literatura e Letras Clássicas da Faculdade de Ciências e Letras da UNESP, Câmpus de Araraquara; credenciado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da mesma Instituição (linhas de pesquisa: ?Relações Intersemióticas? e ?Teorias e Crítica da Poesia). Licenciado em Latim e Língua Portuguesa. Mestre em Estudos Literários (título da dissertação: "Poesia e imitação: a busca da expressão concreta"). Doutor em Estudos Literários (título da tese: "As armas e o varão: leitura e tradução do Canto I da Eneida"). Acredita na possibilidade de uma (re)visão contemporânea da Antiguidade Greco-Romana sem perder-se em anacronismos. A tradução de poesia latina e a análise semiológico-imanentista de textos clássicos formam uma base constante de seus interesses como professor e pesquisador. A partir de um princípio empírico de proporcionalidade métrica desenvolvido em seus estudos, mantém um projeto de tradução decassilábica da obra épica de Virgílio, tendo publicado "As Armas e o Varão: Leitura e Tradução do Canto I da Eneida" (Edusp). 

Published

2021-12-31

Issue

Section

ARTIGOS DOSSIÊ "Um panorama do estudo do latim no Brasil"

How to Cite

SEMPRE “UMA ESTRANHA LÍNGUA?”: ATUALIDADE DE UM MÉTODO DE VANGUARDA. JOURNAL INTERTEXT, Uberaba, v. 14, n. Especial, p. 209–235, 2021. DOI: 10.18554/it.v14iEspecial.6026. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/intertexto/article/view/6026. Acesso em: 10 oct. 2025.

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