Sobre embalar e embrulhar: o uso de rótulos e outros textos midiáticos no ensino de português
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v18i00.5912Resumo
Este artigo discorre acerca das condições de utilização dos rótulos de produtos na alfabetização. Baseando-nos em Althusser, acreditamos que a ideologia nos interpela enquanto sujeitos e induz muitos professores e outros profissionais a conduzirem sua prática e seu discurso, como tentamos demonstrar ao longo de nosso trabalho, de uma forma muito similar à do discurso publicitário. Inúmeras associações de proteção à criança vêm tentando nos chamar a atenção para as consequências desse discurso que – por tender a ser hegemônico - acaba assujeitando os indivíduos, transformando-os então em meros sujeitos de consumo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

