Intergenericidade e hibridização de gêneros textuais: análise crítica de três modelos híbridos contemporâneos
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8760Resumo
Este artigo analisa três textos híbridos da literatura e música contemporâneas sob a perspectiva da intergenericidade e hibridização de gêneros textuais, com base nos estudos de Marcuschi (2008), Bakhtin (2003) e Koch (2006). Os objetos de análise são o conto 'A menor mulher do mundo', de Clarice Lispector, a canção 'Era uma vez', de Kell Smith, e o poema 'Vozes-mulheres', de Conceição Evaristo. Cada texto apresenta múltiplos traços genéricos, fundindo linguagem poética, narrativa, crônica, memória e crítica social. A proposta é demonstrar como a fusão entre gêneros potencializa os efeitos de sentido e amplia a expressividade dos textos, exigindo do leitor uma postura interpretativa ativa e contextualizada.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

