Cards como práticas de multiletramentos na educação básica
DOI:
https://doi.org/10.18554/it.v19i00.8817Resumo
Este artigo apresenta um relato de experiência desenvolvido com uma turma do 7° ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública de Manhuaçu - MG, no contexto de uma proposta de ensino e pesquisa de Língua Portuguesa ancorada na Pedagogia dos Multiletramentos. A partir da articulação entre diversidade cultural e diversidade de linguagens, o trabalho teve como foco a produção de cards digitais para redes sociais sobre o patrimônio cultural local. Metodologicamente, a pesquisa se insere no campo qualitativo, com abordagem de intervenção pedagógica, em diálogo com as orientações da BNCC para o desenvolvimento de práticas de linguagem multimodais e digitais. As etapas contemplaram análise de textos, com ênfase na multimodalidade, a retextualização de mini-inventários culturais participativos em cards e a circulação das produções em um perfil no Instagram criado para o projeto. Os resultados indicam que os estudantes mobilizaram diferentes recursos semióticos na composição dos cards e ressignificaram práticas e espaços de seu cotidiano como bens culturais. Ao mesmo tempo, a experiência evidenciou desafios importantes, como dificuldades de letramento digital e de planejamento de atividades que contemplassem a complexidade da multimodalidade. Concluímos apontando possibilidades pedagógicas para o trabalho com multiletramentos na educação básica, especialmente por meio de práticas que aproximem escola, culturas localmente produzidas e ambientes digitais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores do manuscrito deverão preencher e assinar a Declaração de Responsabilidades e Transferência de Direitos Autorais, que deverá ser anexada, pelo autor responsável pela submissão, no passo 4 do processo de submissão no sistema da revista (Clicar na opção “Browse”, selecionar o arquivo que deve ser inserido no formato pdf, clicar no botão “Transferir”, no campo “Título” digitar: Declaração de responsabilidades, depois clicar no botão “Salvar e Continuar” e prosseguir com o processo de submissão).
A Revista InterteXto da Universidade Federal do Triângulo Mineiro está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.
Baseado no trabalho disponível em www.uftm.edu.br.
Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em
http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/

