Sobre a Revista

O PET - Programa de Educação Tutorial foi criado pela CAPES em 1979. Após mais de 40 anos de existência o PET continua ativo, atuante e cada vez mais participativo nas questões universitárias e outras. 

O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.

O grupo PET, uma vez criado, mantém suas atividades por tempo indeterminado.

Esta Revista PET Brasil tem a intenção de ser a representante científica de mais de 800 grupos PET espalhados por este imenso país chamado Brasil.

Dentro da indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão, pretende-se divulgar os trabalhos realizados por estes grupos surpreendentes espalhados pelos quatro cantos do país.

ISSN 2965-0356

Notícias

Edição Atual

v. 4 n. 02 (2024): Revista PET Brasil - Edição Especial
					Visualizar v. 4 n. 02 (2024): Revista PET Brasil - Edição Especial

A Revista PET BRASIL publica prioritariamente artigos destinados à divulgação de resultados de pesquisas originais; revisão (sistemática; integrativa); reflexão; relato de experiência; debates e comunicação breve. A Revista PET BRASIL é uma publicação semestral, podendo ter números temáticos e suplementos. Cada número terá, no mínimo, dez (10) artigos. Também será preocupação dos editores a publicação equilibrada de números de artigos entre os vários números da revista. Como a revista tem o objetivo de ser a representante dos mais de 800 grupos do Brasil, a exogenia será facilmente alcançada. Os manuscritos recebidos serão avaliados por pares (guardada a confidencialidade entre autor/es e avaliador/es), não sendo permitida sua apresentação simultânea em outros periódicos.

Publicado: 2025-01-28

Artigos

  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8262
    Fernanda Borges de Andrade; Ozíris Borges Filho
    1
  • Jogo sério para fins de reabilitação do equilíbrio postural estático em amputados de membros inferiores

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8244
    Sabrina Rodrigues de Araújo, Thiago Rodrigues Oliveira
    02 a 05
  • A atividade “compartilhando conhecimentos” como pilar de interação do grupo PET conexões de saberes matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8245
    Felipe Bernardino da Silva Lucas, Roberta de Araújo Lira , Bianca Silva Braga, Leonardo Lemes Runichi, Fernando Pereira de Souza, Fernando Pereira de Souza
    06 a 11
  • Influências na formação inicial de futuros professores de matemática

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8246
    Tácito de Deus Ferreira Soares, Rafael Peixoto, Ana Luíza Muniz Correa, Andrew Edward Silva Macedo, Caline Lara Ferreira de Assumpção, Gabriel Borges Carneiro, Isabela Cristina Oliveira, João Victor Balan, Julie Clara Oliveira de Souza, Luis Estevão Soares Chaud Scorsato, Luís Otávio Cardoso, Maria Luiza Souza e Silva, Renan Antunes Bernardo, Thiago Henrique Soares, Tiago Nascimento Lacerda , Victor Dourado Coelho, Vanessa de Paula Cintra
    12 a 16
  • Bot “PET descomplica”: ferramenta com inteligência artificial para orientação acadêmica

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8247
    Mariana de Melo Silva, Luan Correia de Oliveira, Bianca Marina Costa Nascimento, Elizabeth Lins Leite, Evilasio Vieira Silva, Estephany Vitoria Batista Cardoso, Anthony Frutuoso da Silva, Lucimere de Souza Oliveira, Rayssa Shirley de Lima Santos, Pollyanna da Silva Soares, Adailson Tulio Dos Santos Silva, José Bruno Malaquias, Daniel Duarte Pereira
    17 a 21
  • Educação em saúde para jovens privados de liberdade

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8248
    Samara Marques Almeida dos Santos, Maria Eduarda Dornelles de Oliveira, Ana Laura Alves Saraiva, Angélica Gindri Meira, Marília Pacheco Rodrigues, Matheus Silvelo Franco, Mylena Francini da Rosa, Rafaella Martini Paiva, Taís de Carvalho Ferrão, Victória Braseiro Vernes, Rodrigo de Souza Balk
    22 a 26
  • Explorando letramentos através de oficinas pedagógicas no simpósio de letramento para a cidadania

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8249
    Elayne Maria de Souza, Gemeson Gama da Silva, José Felipe de Barros , Juliana Alves da Silva, Maria Eduarda Oliveira da Silva, Marcus Vinícius dos Santos Alves Ferreira, Marielle Fernanda Marques de Miranda Sousa, Rayne Mirella da Silva, Sthefany do Nascimento França , Thayná Diana da Silva Correia, Otávio Augusto Alves dos Santos
    27 a 35
  • Importância da atividade “conhecendo a profissão” na permanência estudantil de discentes do curso de ciências biológicas da UFSM

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8250
    Vitória Zanchett Dalle Laste, João Victor Piexak Paludete, Rafaela Boscolo Almeida, Luciane Almeri Tabaldi
    36 a 44
  • Palavra-poema: um estudo de caso sobre rimas de rappers femininas

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8251
    Luyana Adrielle Almeida Ladislau, Johnatan Machado Morais, Franciane Farias da Silva , Elen Cristina Geraldes
    45 a 49
  • O PET-Química da UFCG e o fortalecimento do curso de licenciatura em química através da relação entre ensino, pesquisa e extensão

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8252
    Jociele Cristine Alves Nogueira, João Pedro Silva Santos, Gabriela Silva Fialho, Andrew Diego Medeiros Macedo, Ingridy Lorrany Luz Sousa, Liliane Santos Gomes, Theo Alex Souza Santos, Fernando Alves da Silva, Camila Raquel Santos Oliveira, Emily Camily Silva Rocha, Jefferson Barbosa Dantas, Vitória Renata Gomes Melo, Vinicius Sousa Souto, José Carlos Oliveira Santos
    50 a 59
  • Povos indígenas e a psicologia do bem viver

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8253
    Ketlen Lima de Souza Apurinã, José Ruy do Nascimento Xokó, Aline Andreia Nicolli
    60 a 69
  • Projeto “UFRGS para todos”

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8254
    Marcos Vinicius de Souza Teixeira, Vitor Matheus do Nascimento de Andrade, Francisco Heinz Costa , Andrio Correa da Rosa, Eduarda Ferreira Nieto de Sousa, Victória Thalya Pilar Steyer da Silva, João Gabriel Bermudez Dieterich, Gabriel Melo Pacheco, Carlos Schuh , Cesar Alberto Ruver
    70 a 75
  • Momento “como vai você?” Escuta terapêutica praticada pelo grupo pet de engenharia sanitária e ambiental da UFBA

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8255
    Ana Mary Oliveira de Souza, Fabio Ribeiro de Oliveira, Fabio Ribeiro de Oliveira
    76 a 85
  • “Com versos que o livro apagou” O curso de história do brasil para migrantes como espaço para (re)descobrir o país de refúgio

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8256
    Larissa Gabrieli Fonseca, Alana Beatriz Cercosimo Lous, Bruno Gustavo Borel da Silva, Maria Julia Silvestre Silva, Otávio Luiz Vieira Pinto
    86 a 90
  • Uso de experimentos demonstrativos em sala de aula como forma de aplicação de metodologia de aprendizagem ativa

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8257
    Beatriz Nunes Ribeiro, Lorenza Vieira da Silva, José Vicente Hallak Dangelo
    91 a 99
  • Prevenção à gravidez e ISTs Diálogo com adolescentes na escola pública

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8258
    Natalia Toldo Cortez, Lorena Linck Maximiano, Luma Leitão Francklin, Marisa Cosenza Rodrigues
    100 a 110

Relatos de casos

  • Processos seletivos do programa de educação tutorial

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8259
    Marina das Dores Nogueira de Oliveira, Anna Beatriz Lima de Andrade, Bruna Paiva da Silva, Cremilson de Paula Silva, Gabriela Aparecida Leonel, Gabriela Borelli Oliveira, Guilherme Antônio Gonçalves Ribeiro, Maria Augusta Brandt Paiva, Mariana Helen Gonçalves Martins, Pamela Cristina Martins Silva, Paulo Gabriel de Oliveira Silva, Savana Raabe de Oliveira, Taline Gonçalves da Silva, Vitoria Cristina Silva, Yasmin Vieria da Silva, Érika de Cássia Lopes Chaves
    111 a 122
  • Lutas e movimentos dos povos indígenas no brasil contemporâneo

    DOI: https://doi.org/10.18554/pet.v4i02.8260
    Elcio Severino da Silva Filho Manchineri, Francisco Batista da Silva Manchineri, Aline Andréia Nicolli
    123 a 129
Ver Todas as Edições