POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL PRESENTES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Autores

  • Mariana Rosa Alves Ladeira UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Franca/SP.
  • Rosane Aparecida de Sousa Martins Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM Uberaba/MG

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v7i2.1401

Resumo

A educação superior no Brasil é tema de um amplo debate, e em diversas áreas dos saberes; para tanto, deve-se pensar também acerca de sua função social; da inserção e permanência das classes menos favorecidas no Ensino Superior Público; no tripé ensino, pesquisa e extensão; e nas políticas públicas educacionais. O presente artigo visa a contribuir para a discussão acerca das influências do neoliberalismo e da globalização na educação, tendo em vista os determinantes históricos que trazem consigo fortes resquícios de um tempo em que apenas a elite, minoria da população, tinha acesso ao ensino superior. Discute-se a questão social e suas expressões presentes na universidade, além de resultados de um estudo realizado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro, por meio de uma pesquisa de campo, de abordagem quanti-qualitativa; em que os discentes beneficiados pelo Programa de Assistência Estudantil, versam sobre a contribuição dos auxílios para a permanência no ensino superior público. Assim, identifica-se que faz-se necessário maiores investimentos nas Políticas Educacionais, garantindo o acesso igualitário à educação, além de meios para prover a permanência desses estudantes no ensino superior público.

Biografia do Autor

Mariana Rosa Alves Ladeira, UNESP - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Franca/SP.

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro (2014), Mestranda do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Estadual Paulista UNESP "Júlio de Mesquista Filho". Bolsista CAPES, desenvolve pesquisa com ênfase em Educação Superior Pública e Cotas Universitárias.

Rosane Aparecida de Sousa Martins, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM Uberaba/MG

Pós-doutorado em Serviço Social pela Escola Nacional de Saúde pública na Universidade Nova de Lisboa/Portugal, Doutora em Serviço Social pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005); mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e graduação em Serviço Social - Faculdades Integradas do Triângulo (1992).

Downloads

Publicado

2015-09-26

Como Citar

LADEIRA, M. R. A.; MARTINS, R. A. de S. POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E AS EXPRESSÕES DA QUESTÃO SOCIAL PRESENTES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 7, n. 2, 2015. DOI: 10.18554/rt.v7i2.1401. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1401. Acesso em: 18 abr. 2024.