PRÁTICAS DOCENTES NA CULTURA DIGITAL EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO

Autores

  • Neilia Gomes da Silva Braga Mestranda no Programa de Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo -UNASP/SP
  • Cristina Zukowsky Tavares Docente no Programa de Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Coordenadora do Curso de Pedagogia -UNASP/SP

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1556

Resumo

Debater o papel da cultura digital na universidade na perspectiva de docentes ali envolvidos e analisar criticamente os principais usos atribuídos em sala de aula a esses aspectos compuseram a intenção central dessa investigação. A metodologia, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto que foi aplicado a 31 docentes da área de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas em um centro universitário na cidade de São Paulo.Os resultados indicam que os professores posicionam-se em relação à cultura digital expressando a possibilidade de construir aulas mais interativas e criativas, contribuindo efetivamente com o aprendizado na universidade. Declaram acionar diferentes recursos digitais em aula, de forma online e offline, de maneira colaborativa ou não com predomínio de slides em aparelhos multimídia, filmes e atividades na plataforma Moodle. Nas sugestões priorizam o cuidado com a infraestrutura tecnológica institucional e em menor grau a formação docente, que foi apresentada por eles como um dos desafios centrais. Faz-se urgente repensar a  cultura digital a partir de um referencial crítico-reflexivo de formação e conhecimento de novas interfaces digitais e de uma equilibrada gestão dos recursos tecnológicos de cada instituição de ensino.

Palavras-chave: Cultura digital. Ensino Superior. Formação Docente.

Downloads

Publicado

2016-02-25

Como Citar

BRAGA, N. G. da S.; TAVARES, C. Z. PRÁTICAS DOCENTES NA CULTURA DIGITAL EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 8, n. 2, 2016. DOI: 10.18554/rt.v8i2.1556. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1556. Acesso em: 22 dez. 2024.