PRÁTICAS DOCENTES NA CULTURA DIGITAL EM UM CENTRO UNIVERSITÁRIO NA CIDADE DE SÃO PAULO
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v8i2.1556Resumo
Debater o papel da cultura digital na universidade na perspectiva de docentes ali envolvidos e analisar criticamente os principais usos atribuídos em sala de aula a esses aspectos compuseram a intenção central dessa investigação. A metodologia, de abordagem qualitativa, teve como instrumento de coleta de dados um questionário aberto que foi aplicado a 31 docentes da área de ciências humanas, biológicas, exatas e tecnológicas em um centro universitário na cidade de São Paulo.Os resultados indicam que os professores posicionam-se em relação à cultura digital expressando a possibilidade de construir aulas mais interativas e criativas, contribuindo efetivamente com o aprendizado na universidade. Declaram acionar diferentes recursos digitais em aula, de forma online e offline, de maneira colaborativa ou não com predomínio de slides em aparelhos multimídia, filmes e atividades na plataforma Moodle. Nas sugestões priorizam o cuidado com a infraestrutura tecnológica institucional e em menor grau a formação docente, que foi apresentada por eles como um dos desafios centrais. Faz-se urgente repensar a cultura digital a partir de um referencial crítico-reflexivo de formação e conhecimento de novas interfaces digitais e de uma equilibrada gestão dos recursos tecnológicos de cada instituição de ensino.
Palavras-chave: Cultura digital. Ensino Superior. Formação Docente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.