O professor formador dos cursos de licenciatura em Matemática: levantamento de teses e dissertações
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.1566Resumo
Este trabalho apresenta um levantamento sobre as teses e dissertações que teceram investigações sobre o professor formador do curso de Licenciatura em Matemática. Tal pesquisa compôs um estudo mais amplo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que teve como foco a investigação da constituição da Identidade Profissional dos Professores Formadores do Curso de Licenciatura em Matemática. Neste sentido, este artigo apresenta um levantamento das dissertações e teses que analisaram a formação de docentes universitários, sobretudo, aqueles que ensinam nos cursos de Licenciatura em Matemática. Verifica-se que há necessidade de pesquisar sobre os professores de matemática no Ensino Superior, visto que foram encontrados, apenas, 22 trabalhos que contemplam esse assunto. A pesquisa qualitativa e a entrevista são predominantes nos trabalhos sobre a supracitada temática e os temas abordados discutem, em sua maioria, sobre o desenvolvimento profissional do professor formador.
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