O professor formador dos cursos de licenciatura em Matemática: levantamento de teses e dissertações

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DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.1566

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento sobre as teses e dissertações que teceram investigações sobre o professor formador do curso de Licenciatura em Matemática. Tal pesquisa compôs um estudo mais amplo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que teve como foco a investigação da constituição da Identidade Profissional dos Professores Formadores do Curso de Licenciatura em Matemática.  Neste sentido, este artigo apresenta um levantamento das dissertações e teses que analisaram a formação de docentes universitários, sobretudo, aqueles que ensinam nos cursos de Licenciatura em Matemática. Verifica-se que há necessidade de pesquisar sobre os professores de matemática no Ensino Superior, visto que foram encontrados, apenas, 22 trabalhos que contemplam esse assunto. A pesquisa qualitativa e a entrevista são predominantes nos trabalhos sobre a supracitada temática e os temas abordados discutem, em sua maioria, sobre o desenvolvimento profissional do professor formador.

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Publicado

2017-09-12

Como Citar

CUNHA NETO, J. H.; COSTA, V. G. O professor formador dos cursos de licenciatura em Matemática: levantamento de teses e dissertações. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 107–120, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.1566. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1566. Acesso em: 27 abr. 2024.