O professor formador dos cursos de licenciatura em Matemática: levantamento de teses e dissertações

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v10i1.1566

Resumo

Este trabalho apresenta um levantamento sobre as teses e dissertações que teceram investigações sobre o professor formador do curso de Licenciatura em Matemática. Tal pesquisa compôs um estudo mais amplo desenvolvido no âmbito do Programa de Pós-graduação em Educação – Mestrado em Educação, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que teve como foco a investigação da constituição da Identidade Profissional dos Professores Formadores do Curso de Licenciatura em Matemática.  Neste sentido, este artigo apresenta um levantamento das dissertações e teses que analisaram a formação de docentes universitários, sobretudo, aqueles que ensinam nos cursos de Licenciatura em Matemática. Verifica-se que há necessidade de pesquisar sobre os professores de matemática no Ensino Superior, visto que foram encontrados, apenas, 22 trabalhos que contemplam esse assunto. A pesquisa qualitativa e a entrevista são predominantes nos trabalhos sobre a supracitada temática e os temas abordados discutem, em sua maioria, sobre o desenvolvimento profissional do professor formador.

Referências

COSTA, V. G. Condição docente e constituição do formador: um olhar para a licenciatura em Matemática. São Paulo: Blucher Acadêmico, 2011.

COSTA, V. G. Professores Formadores dos Cursos de Licenciatura em Matemática do Estado de Minas Gerais. 2009. 186 p. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2009.

FIORENTINI, D; NACARATO, A. M; FERREIRA, A. C; LOPES, C. S; FREITAS, M.T.M; MISKULIN, R.G.S. Formação de professores que ensinam Matemática: Um balanço de 25 anos da pesquisa brasileira. Educação em Revista – Dossiê: Educação Matemática, Belo Horizonte, n.36, dez. 2002.

FIORENTINI, D.; PASSOS, C. L. B.; LIMA, R. C. R (Org.). Mapeamento da pesquisa acadêmica brasileira sobre o professor que ensina matemática: período 2001 – 2012.Campinas, SP: FE/UNICAMP, 2016

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa-25 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

GARCIA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Porto Editora: Portugal, 1999.

MIZUKAMI, M. G. N. A aprendizagem da Docência: professores formadores. Revista E-Curriculum, São Paulo, v. 1, n. 1, dez. – jul. 2005-2006.

SCHON, D. Formar professores como profissionais reflexivos. In NÓVOA, A. (Coord.). Os professores e sua formação. 3. ed. Lisboa: Dom Quixote, p. 77-91,1997.

Downloads

Publicado

2017-09-12

Como Citar

CUNHA NETO, J. H.; COSTA, V. G. O professor formador dos cursos de licenciatura em Matemática: levantamento de teses e dissertações. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 10, n. 1, p. 107–120, 2017. DOI: 10.18554/rt.v10i1.1566. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1566. Acesso em: 23 nov. 2024.