OS AVANÇOS E DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE E A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTALIDADE NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL - PROGRESS AND CHALLENGES OF SOCIAL NOWADAYS AND THE IMPORTANCE OF INSTRUMENTALITY IN THE COURSE OF PROFESSIONAL PRACTI
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v4i1.164Resumo
Nesta exposição nos propomos a abordar de forma sintética os avanços e desafios inerentes ao Serviço Social, considerando como norte a instrumentalidade como auxílio às singularidades da intervenção profissional cotidiana reconhecendo suas dimensões, bem como a diferença entre instrumentos de trabalho utilizados pelo Assistente Social no exercício da prática e instrumentalidade. Destaca-se a possibilidade de mudanças como desafio fundamental inerente à categoria, e ainda a possível transformação do real por meio da instrumentalidade. Não obstante, enfatizamos a atuação do Assistente Social na contemporaneidade pautado em seu código de ética e projeto ético político, a partir do movimento de reconceituação, superando a visão unilateral que havia sobre a profissão. É neste terreno de contradições que os assistentes sociais pautados neste projeto e sem abrir mão da crítica, fazem de seu cotidiano um agir comprometido com a universalização do acesso aos direitos, enfocando a legitimação social da profissão. Contudo, é na defesa da efetivação dos direitos que os assistentes sociais são capazes de criar caminhos estratégicos, visando a construção de vias de igualdade, tendo claro que no modo de produção capitalista a cidadania aparece de forma camuflada econtestadora. Haja vista que a verdadeira cidadania está atrelada a universalização do acesso, equidade, justiça social e políticas sociais como direito.
Downloads
Publicado
2011-04-27
Como Citar
MARÇAL, R. B. G.; GETÚLIO, V. A. OS AVANÇOS E DESAFIOS DO SERVIÇO SOCIAL NA CONTEMPORANEIDADE E A IMPORTÂNCIA DA INSTRUMENTALIDADE NO EXERCÍCIO DA PRÁTICA PROFISSIONAL - PROGRESS AND CHALLENGES OF SOCIAL NOWADAYS AND THE IMPORTANCE OF INSTRUMENTALITY IN THE COURSE OF PROFESSIONAL PRACTI. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 4, n. 2-Esp, 2011. DOI: 10.18554/rt.v4i1.164. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/164. Acesso em: 21 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.