OS PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS–EAD: FORMAÇÃO E IDENTIDADE

Autores

  • Váldina Gonçalves da Costa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1714

Resumo

O objetivo da pesquisa foi identificar de que forma os professores formadores se constituíram comodocentes na Educação a Distância (EaD). O aporte teórico perpassa pelos estudos sobre EaD,identidade e identidade profissional, esses tendo como referência o campo da sociologia. Trabalhou-secom entrevista semiestruturada e análise de documentos. Discutimos, nesse artigo, entrevistas de trêsprofessores do curso de Licenciatura em Letras. Em relação à inserção na EaD os resultadosmostraram que os professores aprenderam a trabalhar na EaD a partir das relações que foramestabelecendo nos diferentes espaços, principalmente no espaço institucional, ou seja, foram seformando por metaformação - “aprenderam fazendo”. Também exercem múltiplasfunções no curso e atuam em cursos presenciais. Conclui-se que a constituição identitária dessesprofessores formadores é marcada pela intensificação de seu trabalho e pela conformação de que otrabalho na EaD é intenso mesmo - há uma espécie de naturalização da situação.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

DA COSTA, V. G. OS PROFESSORES FORMADORES DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS–EAD: FORMAÇÃO E IDENTIDADE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1714. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1714. Acesso em: 22 dez. 2024.