SABERES DOS PROFESSORES INICIANTES DE MATEMÁTICA: UM ESTUDO DOS TRABALHOS PUBLICADOS EM BANCO DE DADOS
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1716Resumo
Este trabalho tem como objetivo mapear as teses e dissertações da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD)e no Banco de Teses da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que abordam os saberes do professor iniciante de matemática. Relacionados ao professor iniciante tem-se como referência estudos realizados por Huberman, Garcia, Tardif e Valli. Apresentamos como referencial teórico estudos sobre os saberes o autor Maurice Tardif o qual afirma que os professores possuem saberes específicos que são mobilizados, utilizados e produzidos por eles no âmbito de suas tarefas cotidianas. Concluímos há pouca inserção de trabalhos relacionados aos professores iniciantes e sobre os saberes dos docentes. E os trabalhos que apresentavam, mostraram que o saber disciplinar era o saber mais utilizados pelos professores iniciantes e que era comum o processo de imitação pelos professores iniciantes dos professores que tiveram em sua formação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos: Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.