LICENCIANDOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: ASPECTOS NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE

Autores

  • Júlio Henrique da Cunha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Daniel Fernando Bovolenta Ovigli Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

DOI:

https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1718

Resumo

O estágio curricular supervisionado, nos cursos de licenciatura, caracteriza-se como momento de especial importância no percurso formativo dos futuros professores e assume grande relevância frente às diretrizes curriculares. O presente trabalho visa à apresentação dos resultados parciais de um projeto de pesquisa que busca compreender a transformação do licenciando em professor a partir do estágio supervisionado, focalizando os cursos de Física e Matemática. Partimos do pressuposto de que o perfil acadêmico configura-se como contributo à identidade profissional do professor. Os resultados aqui apresentados centram-se na seguinte questão-diretriz: quem é o sujeito ingressante no curso de formação docente nessas áreas? Desenvolvido em uma Instituição de Ensino Superior, foi empregado questionários como instrumento de coleta de dados, em uma perspectiva de pesquisa exploratório-descritiva. Cabe destacar a importância dos hábitos culturais na formação dos estudantes, pouco presente segundo os dados da pesquisa. Assim, o conjunto de novos dados e análises permitirão avanços em relação à reflexão acerca da constituição identitária dos licenciandos em Física e Matemática. 

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

NETO, J. H. da C.; OVIGLI, D. F. B. LICENCIANDOS EM FÍSICA E MATEMÁTICA: ASPECTOS NA CONSTITUIÇÃO DE UMA IDENTIDADE. Revista Triângulo, Uberaba - MG, v. 9, n. 1, 2016. DOI: 10.18554/rt.v9i1.1718. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistatriangulo/article/view/1718. Acesso em: 29 mar. 2024.