FORMAÇÃO DE PROFESSORES E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
DOI:
https://doi.org/10.18554/rt.v9i1.1722Resumo
O presente artigo expõe dados de uma pesquisa desenvolvida no curso ministrado a professores da rede pública brasileira, denominado Curso de Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado para Pessoas Surdas, oferecido na modalidade a distância, na Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com o Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (CEPAE). O curso foi desenvolvido integralmente na modalidade de educação à distância, via Web, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem MOODLE. Temos como objetivo analisar e discutir as representações sociais dos participantes do Curso de Aperfeiçoamento Educacional Especializado para Alunos Surdos, sobre Educação a Distância (EAD). Assim, apreciamos algumas “falas” dos cursistas nos fóruns realizados em turmas do referido curso. Fundamentando-nos com as orientações e pressupostos das representações sociais na perspectiva moscoviciana. Percebemos que questões sobre autonomia, democratização e espaço geográfico, são apontadas como as principais características da EAD nas representações dos sujeitos pesquisados.
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